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Tipo: TCC
Título: Formação em Secretariado Executivo e Docência: percepção de discentes da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Silva, Cândida Maria Freire da
Orientador: Barros, Conceição de Maria Pinheiro
Palavras-chave: Secretariado - Formação acadêmica;Docência;Professores universitários
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Cândida Maria Freire da. Formação em Secretariado Executivo e Docência: percepção de discentes da Universidade Federal do Ceará. 2016. 63 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Resumo: A graduação em Secretariado Executivo focaliza a formação de profissionais bacharéis aptos para atuar no mundo do trabalho. Entretanto, a docência universitária emerge como uma área de atuação para este profissional. Esta possibilidade é permeada de desafios, entre elas a ausência de preparação para a docência refletindo-se na formação secretarial. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições e as lacunas da formação em Secretariado Executivo para a docência na percepção dos discentes. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e descritiva, a partir de levantamento teórico, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os sujeitos da investigação foram discentes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará, totalizando 36 participantes. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário. A interpretação dos dados foi feita por meio de análise do conteúdo. Após a interpretação das informações conclui-se que a formação desse profissional contribui de forma indireta para uma a atuação docente como área secretarial. As lacunas identificadas apontam para a necessidade de aprofundamento da discussão acerca da docência como área de atuação em Secretariado Executivo em virtude da ausência de preparo pedagógico. Evidencia-se a urgência de busca por caminhos que possam capazes de preencher o espaço entre a formação específica e a formação pedagógica do secretário executivo que almeja seguir carreira acadêmica.
Abstract: The graduation in Executive Secretaryship focuses on the formation of a professional bachelor capable of functioning in the job market. But, the teaching in the university is rising as an area of effect for this class. This possibility is covered of challenges, as the lack of preparation for the teaching career reflecting on the formation of the students. This job has the general objective to analyze the contributions and gaps of the Executive Secretary course for teaching on the perception of the bachelors. To do so, it was developed a qualitative and descriptive, based on the theoretical, documental e field research. The subjects of the investigation were students of the Executive Secretaryship course of the Universidade Federal do Ceará, totalizing 36 subjects. The instrument of collect utilized was a survey. The interpretation of data was done by analyses of content. After the interpretation of the information it was concluded that the formation of these professionals contribute in a indirect way for a teaching career in the area.The gaps identified leads to a necessity of deepening the discussions about the teaching as an area of work for the executive secretary in the virtue of the lack of pedagogical prepare. It is noticeable the urgency of a demand ways that may be capable of fulfilling the space between the specified formation and pedagogical formation of the executive secretary that intend to follow a role in the academy.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34866
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