Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34817
Type: TCC
Title: A motivação no canteiro de obras de uma empresa cearense: um estudo de caso
Authors: Oliveira, Samara Silva de
Advisor: Pitombeira, Suzete Suzana Rocha
Keywords: Satisfação no trabalho;Motivação no trabalho
Issue Date: 2010
Citation: OLIVEIRA, Samara Silva de. A motivação no canteiro de obras de uma empresa cearense: um estudo de caso. 2010. 63 f. Monografia (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho analisa a relação entre a motivação e seus incentivos utilizados para promover a satisfação dos colaboradores no contexto organizacional. O assunto é considerado relevante para as empresas que querem se destacar no mercado competitivo. Abordou-se como fundamentação teórica a motivação e seus conceitos, o estudo das teorias motivacionais realizado por alguns pesquisadores e a investigação das estratégias utilizadas pela empresa para influenciar a motivação dos seus colaboradores. Como metodologia realizou-se uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória e um estudo de caso descritivo em uma empresa da construção civil. Aplicou-se um questionário direcionado aos colaboradores e administradores que trabalham nesta obra. Baseado nos resultados da pesquisa pode-se ressaltar que a empresa preza pela valorização do ser humano, por isso desenvolve ações para que os mesmos sintamse cada vez mais motivados. Dessa forma, os resultados obtidos através desta pesquisa poderão ser úteis e servir como um referencial para as empresas que buscam alternativas para melhorar a motivação de seus colaboradores, a qualidade de vida e satisfação humana no trabalho com objetivo de alcançar o sucesso tanto no âmbito profissional como organizacional.
Abstract: This study examines the relationship between motivation and incentives used to their job satisfaction in organizational context. The matter is considered relevant to companies that want to stand out in the competitive market. It approaches as the theoretical motivation and its concepts, the study of motivational theories held by some researchers and research strategies used by the company to influence the motivation of its employees. The methodology was carried out a literature search of an exploratory and descriptive case study. We applied a questionnaire addressed to employees and managers work. Based on the survey results may be noted that the company prides itself on valuing human life, so it takes actions so that they feel more motivated. Thus, the results obtained through this research could be useful and serve as a benchmark for companies seeking alternatives to enhance the motivation of its employees, the quality of human life and satisfaction at work in order to achieve success both in the professional and organizational.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34817
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_tcc_ssoliveira.pdf809,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.