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Tipo: TCC
Título: As políticas de gestão de pessoas nas instituições financeiras: um estudo de caso
Autor(es): Lopes, Leila Dias
Orientador: Silva, Joelma Soares da
Palavras-chave: Administração de pessoal;Motivação no trabalho;Instituições financeiras - Angola
Data do documento: 2010
Citação: LOPES, Leila Dias. As políticas de gestão de pessoas nas instituições financeiras: um estudo de caso. 2010. 61 f. Monografia (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2010.
Resumo: Devido as constantes e intensas mudanças ocorridas no mundo após o final da segunda guerra mundial, a competitividade e exigência por altos padrões de qualidade tornou-se ainda maior. Nesse contexto, o capital financeiro deixou de ser visto como o recurso mais importante para as organizações, abrindo espaço para uma nova visão, que considera as pessoas um dos seus recursos mais valiosos. O presente trabalho tem por objetivo principal, analisar as políticas utilizadas pelo Banco do Nordeste do Brasil S/A para reconhecer, recompensar e capacitar seu corpo funcional, bem como investigar, à luz das teorias abordadas, se estas políticas podem ser consideradas motivadoras. O presente estudo se justifica por proporcionar uma maior discussão acerca do assunto abordado, gerando conhecimento e possibilitando novas indagações. Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória e descritiva quanto aos fins, onde os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica, tendo como principal fonte de dados documental , a Consolidação Interna de Normas de Pessoal – CIN-PESSOAL, normativo interno do Banco que rege os direitos e deveres de seu corpo funcional. A análise do estudo de caso evidenciou que as políticas de gestão de pessoas utilizadas pelo Banco do Nordeste do Brasil podem ser consideradas motivadoras, tendo em vista que buscam proporcionar a seus funcionários oportunidades de crescimento profissional, educação constante, reconhecimento, valorização, benefícios adequados as necessidades de seus empregados e saúde e qualidade de vida, contribuindo dessa forma para o aumento dos índices de motivação, da produtividade, da qualidade e consequentemente, para o sucesso organizacional.
Abstract: Because of the constant and intense changes in the world after the end of World War II, competitiveness and demand for high quality standards has become even greater. In this context, the financial capital is no longer seen as the most important resource for organizations, making room for a new vision, which considers people one of their most valuable resources. This work has the aim to analyze the policies used by the Banco do Nordeste do Brazil S / A to acknowledge, reward and train its staff, as well as investigate the theories discussed, whether these policies can be considered motivating. The present study is justified by providing a greater discussion of the subject, enabling knowledge and generating new questions. This is a case study of exploratory and descriptive as to the purposes, where data were collected through desk research and literature, the main source of documentary data, the Consolidated Standards for Internal Staff - CIN-STAFF, Bank's internal regulations governing the rights and duties of its staff. The analysis of the case study showed that people management policies used by the Bank of Northeast Brazil can be considered motivational in order seeking to provide its employees with opportunities for professional growth, continuing education, recognition, appreciation, appropriate the benefits needs of their employees and health and quality of life, thereby contributing to increased levels of motivation, productivity, quality and hence to organizational success.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34808
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