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dc.contributor.advisorBezerra, José Arimatéa Barros-
dc.contributor.authorSiqueira, Luanny da Silveira-
dc.date.accessioned2018-08-14T19:18:25Z-
dc.date.available2018-08-14T19:18:25Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Luanny da Silveira. Problematizando a regionalização da alimentação dentro do programa nacional de alimentação escolar - UFC. 2018. 88f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34789-
dc.description.abstractThe research developed was aimed at understanding the regionalization of school feeding, based on the understanding and actions of nutritionists of the PNAE and school managers who have contact with the program. Thus, the research proposed to verify, in a comparative way, the main differences between the practice and the legal legislation that establishes the guidelines of the program, taking into account the regionalization of school feeding required by Law 11.947 / 2009. However, the research also aims to identify how the election of food as regional by nutritionists, as well as proposed to investigate how the regionalization of PNAE menus can ideally occur and how it can be put into practice . For this, the study is a qualitative research, since it was used the collection of data through the analysis of bibliographical researches and documents, also anchored in interviews in order to better understand the processes performed in the execution of the PNAE. Therefore, the results of the research showed that one of the main obstacles that PNAE faces is the inadequacy of meals served to the eating habits of schoolchildren. This is mainly due to the lack of regionalization of the menus, an action that when performed takes place superficially and simplistically, not representing the taste and desire of the students. In addition, the research revealed that in the PNAE there is a shortage of professionals and equipment that make it impossible to carry out effective and precise work throughout the development of activities. Thus, it is evident that these and other problems corroborate to reinforce the distance between the theory and practice of PNAE.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectRegionalizaçãopt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.titleProblematizando a regionalização da alimentação dentro do programa nacional de alimentação escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa desenvolvida objetivou compreender a regionalização da alimentação escolar, a partir da compreensão e das ações de nutricionistas do PNAE e de gestores escolares que possuem contato com o programa. Assim, a pesquisa propôs-se a verificar, de forma comparativa, as principais diferenças existentes entre a prática e a legislação legal que estabelece as diretrizes do programa, atentando-se para como ocorre a regionalização da alimentação escolar exigida pela Lei 11.947/2009. Contudo, a pesquisa também visa identificar como ocorre a eleição dos alimentos como regionais pelos nutricionistas, assim como também, propôs-se a investigar de que maneira pode ocorrer a regionalização dos cardápios do PNAE de forma ideal e como é possível de ser colocado em prática. Para isso, o estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma vez que utilizou-se da coleta de dados através da análise de pesquisas bibliográficas e de documentos, ancorando-se também em entrevistas a fim de melhor compreender os processos realizados na execução do PNAE. Diante disso, os resultados da pesquisa evidenciaram que um dos principais obstáculos que o PNAE enfrenta é a não adequação das refeições servidas aos hábitos alimentares dos escolares. Isso se dá principalmente devido a falta de regionalização dos cardápios, ação que quando é realizada ocorre de maneira superficial e simplista, não representando o gosto e desejo dos alunos. Além disso, a pesquisa revelou que no PNAE há insuficiência de profissionais e de equipamentos que inviabilizam a realização de um trabalho efetivo e preciso ao longo do desenvolvimento das atividades. Destarte, evidencia-se que essas e outras problemáticas corroboram para reforçar o distanciamento entre a teoria e a prática do PNAE.pt_BR
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