Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3475
Tipo: | Dissertação |
Título : | O Sertão de Papel de Natércia Campos: Memória das Trindades |
Título en inglés: | The Interior Paper Natércia Fields: Memory of Trinities |
Autor : | Timbó, Margarida Pontes |
Tutor: | Cavalcante, Maria Neuma Barreto |
Palabras clave : | Literatura Comparada;A casa - manuscritos;Processo de Criação;Pesquisa;Cultura Popular;Campos, Natércia,1938-2004 - literatura;A casa - Crítica e Interpretação;Criação literária;Cultura Popular;The House;Manuscripts;Process of Creation;Research;Popular Culture |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | http://www.teses.ufc.br: |
Citación : | TIMBÓ, Margarida Pontes. O sertão de papel de Natércia Campos: memória das trindades. 2011. 281f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | Neste estudo procuramos deter-nos sobre o processo de criação artística da escritora cearense Natércia Campos, baseando-nos, especialmente, na leitura e análise dos manuscritos literários, cadernos de anotações e pesquisas relativos ao romance A Casa (1999). Tais documentos encontram-se no Acervo do Escritor Cearense – AEC, situado na Biblioteca de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Ceará. Cônscios de que a escritora elaborou um projeto de estudo antes de escrever seu único romance procuramos rastrear suas pesquisas e observar como foram incorporadas na sua obra. A metodologia utilizada é teórico-bibliográfica e ocorreu em três direções: primeiro, a partir da leitura e análise dos manuscritos da escritora, em seguida, das pesquisas realizadas por ela, para depois estabelecermos o cotejo com o texto final do romance. Por último, procuramos construir o perfil da Natércia leitora, seguindo no romance traços das leituras que realizou. Fundamentamo-nos em autores como Cecília Almeida Salles (2000), (2004), Philippe Willemart (1993), Ítalo Gurgel (1997), Leyla Perrone-Moisés (1990), Elisabete Sampaio Alencar Lima (2009), Maria Zilda Ferreira Cury (1993) dentre outros. No âmbito da cultura popular apoiamo-nos, sobretudo, em Câmara Cascudo (2000), (2002a), (2002b) pesquisador com presença marcante no Arquivo de Natércia Campos |
Abstract: | In this study we seek to stop on the process of artistic creation of the writer from Ceará Natércia Campos, basing especially in the reading and analysis of literary manuscripts, notebooks and researches relating to the novel The House (1999). These documents are in Arquivo do Escritor Cearense- AEC, located in the Human Science Library of the Federal University of Ceará. Being conscious that the writer has elaborated a study project before writing her only novel, we sought to investigate her researches and observe how they were incorporated into her work. The methodology used is bibliographic-theoretical and occurred in three directions: first, starting from the reading and analysis of the writer‟s manuscripts, then from the researches made by her in order to establish the comparison with the final text of the novel. Finally, we sought to build the Natércia‟s profile as a reader, following within the novel some features of the readings that she made. We are based on authors like Cecília Almeida Salles (2000), (2004), Philippe Willemart (1993), Ítalo Gurgel (1997), Leyla Perrone-Moisés (1990), Elizabeth Sampaio Alencar Lima (2009), Maria Zilda Ferreira Cury (1993) among others. Within the scope of the culture, we leaned especially on Câmara Cascudo (2000), (2002a) (2002b), a researcher with a strong presence in Natércia Campos‟ collection |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3475 |
Aparece en las colecciones: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_DIS_MPTimbo.pdf | 18,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.