Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34746
Tipo: Capítulo de Livro
Título: V Marcha da Periferia: recontextualizações de sentidos de paz e gramáticas de resistência na luta contra o extermínio de crianças e jovens em Fortaleza
Autor(es): Alencar, Claudiana Nogueira de
Palavras-chave: Extermínio de crianças;V Marcha da Periferia;Infanticidio
Data do documento: 2017
Citação: ALENCAR, Claudiana Nogueira de. V Marcha da Periferia: recontextualizações de sentidos de paz e gramáticas de resistência na luta contra o extermínio de crianças e jovens em Fortaleza. In: COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PEREIRA, Jaquelândia Aristides; SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho; ASTIGARRA, Andrea Abreu; SILVA, Maria Saraiva da (orgs). Infância e relações etnorraciais em pesquisa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 195-206.
Resumo: A marcha fúnebre prossegue!" Com a enunciação desse ato de fala, uma rede de movimentos e entidades que lutam contra o extermínio de crianças, adolescentes e jovens das periferias de Fortaleza, inicia seu convite, publicado nas redes sociais, para a organização da V Marcha da Periferia. O enunciado metáforico inicial indexicaliza a dureza dos fatos: conforme o Relatório do Comitê Cearense pela prevenção de Homicídios na Adolescência (2016, p.5) "em 2015, 816 meninos e meninas de 10 a 19 anos foram mortos no território cearense, sendo 387 apenas na capital Fortaleza.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34746
ISBN: 978-85-420-1148-7
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_capliv_cnalencar.pdf5,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.