Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34742
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Infância, poesia e educação em Cecília Meireles
Autor(es): Silva, Maria Valdênia da
Palavras-chave: Infância;Lúdico;Fantasia
Data do documento: 2017
Citação: Silva, M. V. (2017)
Resumo: O olhar atento da escritora e pesquisadora Cecília Meireles (1901-1964), especialmente voltado para as questões estéticas e educacionais, merece ser conhecido e estudado pelos pesquisadores de hoje, notadamente, no que tange ao tema da poesia para crianças. Neste artigo, pontuamos algumas das ideias propugnadas por Cecilia nas Crônicas de educação (2001), obra na qual a cronista antecipou reflexões significativas em torno do conceito de literatura infantil, do livro para crianças, do leitor e da formação de professores, temas relevantes para os debates que se fazem necessários nos ambientes acadêmicos e institucionais preocupados com a relação literatura e ensino. O tema da infância, associado ao lúdico e à fantasia, permeia a obra ensaística e literária de Cecília Meireles, em especial, a antologia Ou isto ou aquilo, publicada em 1964, e muitas de suas crônicas que narram e/ou refletem episódios relacionados ao cotidiano das crianças, como é o caso de "Brinquedos incendiados". [...]
Descrição: SILVA, Maria Valdénia da. Infância, poesia e educação em Cecília Meireles. In: COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PEREIRA, Jaquelândia Aristides; SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho; ASTIGARRA, Andrea Abreu; SILVA, Maria Saraiva da (orgs). Infância e relações etnorraciais em pesquisa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 127-138.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34742
ISBN: 978-85-420-1148-7
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_capliv_mvsilva.pdf4,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.