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Tipo: Dissertação
Título : Homens do Sertão: Representações Culturais em Buriti – Noites do Sertão – de João Guimarães Rosa
Autor : Diogo, Sarah Maria Forte
Tutor: Cavalcante, Maria Neuma Barreto
Palabras clave : João Guimarães Rosa;Culturas;Linguagem;João Guimarães Rosa;Cultures;Language
Fecha de publicación : 2009
Editorial : http://www.teses.ufc.br
Citación : DIOGO, Sarah Maria Forte. Homens do sertão: representações culturais em Buriti – noites do sertão – de João Guimarães Rosa. 2009. 133f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2009.
Resumen en portugués brasileño: Esta dissertação propõe investigar de que modo a linguagem de João Guimarães Rosa representa aspectos culturais através de três personagens da novela “Buriti”: nhô Gualberto Gaspar, iô Liodoro e chefe Zequiel, do volume Noites do Sertão, de Corpo de Baile (1956). A pesquisa justificou-se em função da carência de estudos acerca desses três personagens. Aborda inicialmente o projeto estético-literário do autor, em seguida discute a trama narrativa em seus aspectos formais, procurando compreender como o escritor trabalha com o foco narrativo nesta obra, bem como com a configuração do espaço, as manifestações culturais e faz breve consideração acerca do contexto sócio-histórico. Finalmente, investiga a fazenda Buriti Bom e seus habitantes, em especial, os três personagens referidos. Observa que nesta novela a representação cultural segue três níveis de aprofundamento: em nhô Gualberto é superficial, em Liodoro arraiga-se como a tradição e em chefe Zequiel há um caldeirão cultural, no qual se destaca o amálgama de aspectos a que o autor procede para representar o Brasil de dentro, o sertão, sintetizando traços culturais ligados ao âmbito sertanejo, produzindo assim um retrato crítico do país
Abstract: This dissertation aims to investigate how the language of João Guimarães Rosa represents cultural aspects through three characters of the novel "Buriti" wich are Gualberto Gaspar, Iô Liodoro and chief Zequiel belonging to the volume of Noites do Sertão, form Corpo de Baile(1956). The research was justified on the basis of the lack of studies on these three characters. Firstly it discuss the aesthetic-literary project author then discussed the plot in its formal aspects narrative, trying to understand how the writer works and the narrative focus in this work, as well as the configuration of space and the cultural events. It was made a brief account about the social and historical context. Finally, it was investigated the Buriti Bom farm and its inhabitants, especially the three characters mentioned. It was observed that the representation in this novel follows three levels of cultural development: in Gualberto performance is superficial in Liodoro indurate as tradition and chief Zequiel have a cultural melting pot, which highlights the confusion of the issues that the author proceeds to to represent Brazil in the hinterlands, summarizing cultural traits related to the scope and drawing a critical portrait of the country
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3472
Aparece en las colecciones: PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

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