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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34631
Tipo: | TCC |
Título : | Modelagem física e computacional da perda de carga na elevação multifásica de petróleo: validação Beggs and Brill |
Autor : | Magalhães, David Araújo |
Tutor: | Ponte, Vítor Moreira da Rocha |
Palabras clave : | Escoamento multifásico;Perda de carga;Beggs and Brill;Padrões de escoamento;Bernoulli;Elevação de fluidos;Produção multifásica |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | MAGALHÃES, D. A. (2016) |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo principal deste trabalho é compreender o comportamento da perda de carga durante a elevação de petróleo. Utilizou-se um modelo físico desenvolvido pelos alunos de Engenharia de Petróleo capaz de simular a produção multifásica de líquido e gás. Realizaramse múltiplos ensaios e testes a fim de verificar os tipos de escoamentos usualmente observados na elevação de hidrocarbonetos, determinando a perda de carga para cada regime. Verificaram-se os escoamentos em transição, pistonado, agitante e anular, cada um com suas respectivas características peculiares. Os experimentos realizados permitiram observar e comprovar várias afirmações feitas na literatura. As análises obtidas com a execução do procedimento experimental possibilitaram inferir que a maior contribuição para perda de carga na elevação dos fluidos, normalmente, é proveniente da energia potencial. Além disso, observou-se que a perda de carga está ligada, diretamente, a densidade da mistura multifásica e ao padrão de escoamento. Vale salientar que a eficiência das medições experimentais foi satisfatória, visto que as perdas de carga obtidas através da correlação de Beggs and Brill foram validadas com coeficiente de determinação (R²) no valor de 0,860. Essa validação foi realizada mediante o uso da modelagem das propriedades observadas e aplicadas a lei de conservação de energia de Bernoulli. Concluiu-se que há uma vasta gama de variáveis, tais como pressão, vazões e velocidades superficiais que devem ser analisadas e estudadas com cautela pois interferem diretamente no comportamento da perda de carga do poço de petróleo |
Abstract: | The main objective of this work is to understand the pressure drop behavior during the oil rise. A physical model developed by students of Petroleum Engineering able to simulate multiphase fluid and gas production was used. There were multiple tests in order to check the types of flow usually observed in elevation of hydrocarbons, determining the pressure drop for each system. The flows in transition, slug, churn and annular were observed, each with their unique characteristics. The experiments allowed to observe and verify various claims made in the literature. The analysis obtained with the implementation of the experimental procedure allowed to infer that the largest contribution to pressure drop in elevation of the fluid comes from the potential energy. Furthermore, it was observed that the pressure drop is linked directly the density of the multiphase mixture and flow pattern. It is worth noting that the efficiency of the experimental measurements was satisfactory because the pressure drop obtained by correlation Beggs and Brill were validated with a coefficient of determination (R²) worth 0.860. This validation was performed by using the modeling of the observed properties and applied the Bernoulli energy conservation law. It was concluded that there is a wide range of variables , such as pressure , flow rates and surface speeds that should be analyzed and studied carefully because they interfere directly in the behavior of the oil well pressure drop |
Descripción : | MAGALHÃES, David Araújo. Modelagem física e computacional da perda de carga na elevação multifásica de petróleo: validação Beggs and Brill. 2016. 73 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Petróleo)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34631 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA DE PETRÓLEO - Monografias |
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