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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34602
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Jimenez, Maria Susana Vasconcelos | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Bruno Alysson Soares | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-07T15:23:14Z | - |
dc.date.available | 2018-08-07T15:23:14Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Bruno Alysson Soares. O pisa e o problema da negação do conhecimento: uma crítica marxista ao discurso da educação para a cidadania global. 2018. 109f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34602 | - |
dc.description.abstract | This research aims to reveal, from the rescue of the marxian ontological status previously made by Lukács, the falsifiability of the thesis that comprises education as an element responsible for the economic development of the nations and the harmful consequence of the concept of training for citizenship in the world agenda to the educational complex. In fact, we start this research from work as a protoform of social being evidenced by the marxian ontology to carry out the critique of the liberal bourgeois project of education, expressed here in its formal particularity, namely an assessment of the education systems called PISA. Our intention is to demonstrate the influence of international capital in the scope of state education reforms in the peripheral countries, showing, from reports issued by the OECD, the contradictions and discursive artifices of their ideological content that are nothing more than an epiphenomenal ramification of Escolanovismo composed by pedagogies that form the set of ideas called by learn to learn. We understand that this ideological content make the relationship between theory and practice obscure, directing it towards the formation of an individual whose subjective substantiality is pauperized and incapable of realize the proper articulation between objectivity and subjectivity insofar as it is notoriously guided by the new paradigms of Society of Knowledge, Human Capital Theory and the philosophical framework of postmodern irrationalism. We argue further that under the yoke of capital there is no possibility of an authentically human education being constituted, evidencing the empirically found fact that ethics and capital are mortal enemies. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ontologia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | O pisa e o problema da negação do conhecimento: uma crítica marxista ao discurso da educação para a cidadania global | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa tem por intuito desvelar, a partir resgate do estatuto ontológico marxiano feito por Lukács, a falseabilidade da tese que compreende a educação como elemento responsável pelo desenvolvimento econômico de uma nação e a nefasta consequência do conceito de formação para a cidadania contida na agenda mundial para o complexo educativo. Com efeito, partimos do trabalho como protoforma do ser social evidenciada pela ontologia marxiana para realizar a crítica ao projeto liberal burguês de educação, expressado aqui em sua particularidade formal, a saber, uma avaliação dos sistemas de ensino chamada PISA. Nosso intuito é demonstrar a influência do capital internacional no âmbito das reformas estatais da educação dos países periféricos, evidenciando, a partir de relatórios emitidos pela OCDE, as contradições e artifícios discursivos de seu conteúdo ideológico que nada mais são do que uma ramificação epifenomênica do escolanovismo composto por pedagogias que formam o ideário aprender a aprender. Entendemos que este conteúdo ideológico obnubila a relação entre teoria e prática, direcionando-a para a formação de um indivíduo cuja substancialidade subjetiva é pauperizada e incapaz de realizar a devida articulação entre objetividade e subjetividade na medida em que é notoriamente orientado pelos novos paradigmas da Sociedade do Conhecimento, pela Teoria do Capital Humano e pelo arcabouço filosófico do irracionalismo pós-moderno. Argumentamos ainda que sob o jugo do capital não há possibilidade de uma educação autenticamente humana ser constituída, evidenciando o fato empiricamente constatável de que ética e capital são inimigos mortais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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