Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34573
Tipo: | Resumo |
Título : | Desempenho dos alunos do Curso Básico de Biologia (Programa Seara da Ciência - nº de cadastro RN. 2012. PG. 0123) |
Autor : | Lima, Adriana Moreno de Maciel, Aline Neris de Carvalho Maia, Jeniffer Colares Lima, Luana Nobre Sousa, Caroline Ribeiro de Trigueiro, Eliedir Ribeiro da Cunha |
Palabras clave : | Biologia - Estudo e ensino;Estudantes - Avaliação;Democratização da educação |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | LIMA, Adriana Moreno de; MACIEL, Aline Neris de Carvalho; MAIA, Jeniffer Colares; LIMA, Luana Nobre; SOUSA, Caroline Ribeiro de; TRIGUEIRO, Eliedir Ribeiro da Cunha. Desempenho dos alunos do Curso Básico de Biologia (Programa Seara da Ciência - nº de cadastro RN. 2012. PG. 0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | Introdução: o processo de educar é determinante para definir o sucesso do aprendizado do aluno. Paulo Freire, em seu discurso de educação libertadora, frisa a necessidade de se colocar o aluno como centro de sua aprendizagem, protagonista dos questionamentos e do buscar conhecimento. A Seara da Ciência, atendendo a essa proposta, oferta os Cursos Básicos gratuitos, dentre eles, o Curso de Biologia, que pretende despertar a curiosidade nos alunos com práticas, experimentos e demonstrações. Objetivo: analisar e comparar o desempenho dos alunos do Curso de Biologia antes e após a aula. Metodologia: estudo quali-quantitativo, transversal, desenvolvido com alunos do Curso Básico de Biologia 2016.1 do turno da tarde. Do total de 25 inscritos no curso, os oito maiores de idade foram selecionados para resolver individualmente um pré-teste composto de oito questões do tipo “complete as frases” sobre a temática de Sistema Nervoso antes do início da aula. Após o término da aula, esses mesmos alunos resolveram um pós-teste com sete questões do tipo “complete as frases” diferentes das questões do pré-teste, mas sobre a mesma temática e com o mesmo nível de dificuldade. Os participantes da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: observou-se no pré-teste que, quatro alunos obtiveram nota zero (rendimento de 0%), um acertou três questões (rendimento de 37,5%), e três alunos acertaram uma questão (rendimento de 12,5%). No pós-teste, um aluno obteve nota máxima (rendimento de 100%), dois alunos acertaram seis questões (rendimento de 85,7%), três alunos acertaram cinco questões (rendimento de 71,4%), e dois alunos acertaram três questões (rendimento de 42,8%). Conclusão: pode-se observar que os alunos obtiveram melhora no rendimento geral após as atividades propostas durante a aula, pautadas na prática, na experimentação e na busca pelo autonomia como aliada do saber. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34573 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_amlima.pdf | 45,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.