Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34539
Tipo: Artigo de Evento
Título: O Balanced Scorecard em bibliotecas universitárias
Autor(es): Cysne, Maria do Rosário de Fátima Portela
Nascimento, Eliene Gomes Vieira
Serafim, Lucas Almeida
Costa, Maria de Fátima Oliveira
Silva, Elieny do Nascimento
Silva, Adriana Nóbrega da
Palavras-chave: Biblioteca Universitária;Balanced Scorecard;Gestão Estratégica
Data do documento: 2013
Citação: CYSNE, Maria do Rosário de Fátima Portela; NASCIMENTO, Eliene Gomes; SERAFIM, Lucas Almeida; COSTA, Maria de Fátima Oliveira, SILVA, Elieny do Nascimento; SILVA, Adriana Nóbrega da. O Balanced Scorecard em bibliotecas universitárias. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO INOVAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: 2013.
Resumo: Pesquisa sobre o uso do Balanced Scorecard (BSC), proposto por Kaplan e Norton (1997), como método de gestão estratégica para bibliotecas universitárias. Neste sentido, apresenta modelo adaptado por um grupo de pesquisa interdisciplinar da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira (UNILAB), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Cariri (UFCA), no qual indica nove etapas para sua consecução: definição da unidade organizacional selecionada; estabelecimento ou definição da visão e a missão da organização; procedimento da análise SWOT; eterminaçãodas estratégias globais; definição de perspectivas futuras; seleção dos objetivos estratégicos; definição de indicadores e metas para cada objetivo; sugestão de ações estratégicas; e elaboração de mapa estratégico. Conclui que a sistematização proposta aponta possibilidades eficazes de gerenciamento da biblioteca universitária na medida em que guia o aprofundamento das estratégias consideradas essenciais para a consolidação e o crescimento das instituições acadêmicas, bem como incentiva a busca contínua de aprendizagem e de excelência para o cumprimento da missão social da biblioteca universitária.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34539
ISBN: 978-85-65044-06-6
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_fpcysneegvieiranlaserafimmfocostaensilvaansilva.pdf794,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.