Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34529
Type: | Dissertação |
Title: | Diferencial de desempenho entre alunos cotistas e não cotistas nos cursos do Centro de Tecnologia da UFC |
Authors: | Souza Júnior, Francisco José de |
Advisor: | Soares, Ricardo Brito |
Keywords: | Sistemas de cotas;Ações afirmativas;Desempenho acadêmico |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | SOUZA JÚNIOR, Francisco José de. Diferencial de desempenho entre alunos cotistas e não cotistas nos cursos do Centro de Tecnologia da UFC. 2018. 69f. - Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho investigou o diferencial de desempenho acadêmico de alunos cotistas e não cotistas dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Produção Mecânica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, que ingressaram nos anos de 2014 a 2017. Foram avaliados taxa de evasão, os créditos acumulados e o Índice de Rendimento do Acadêmica (IRA) destes grupos, através dos microdados semestrais coletados dos históricos escolares de 1.853 discentes. Além da utilização de métodos estatísticos descritivos, foi realizada a análise econométrica com regressão pelo modelo de dados em painel com efeitos aleatórios, com o intuito de identificar melhor o efeito cota, controlando por algumas características do aluno. Em geral os resultados evidenciaram que os grupos de alunos cotistas e não cotistas, da amostra pesquisada, entram diferentes quando ingressam na UFC (diferentes notas de cortes), e geralmente permanecem diferentes em desempenho (créditos acumulados e IRA) ao longo do curso. Em cinco dos seis cursos analisados os resultados mostraram vantagens de desempenho a favor dos alunos de ampla concorrência, com uma moda de efeitos aproximados de 12 créditos (um semestre) e 1.200 pontos no IRA. Com relação a taxa de evasão, não houve diferencial significativo entre os dois grupos, com uma média pontual maior para o grupo de alunos cotistas. |
Abstract: | This work investigated the differential in academic performance of students shareholders and non-shareholders students in Mechanical, Civil, Electrical, Chemical, Metallurgical and Mechanical Production Engineering from the Center of Tecnology of Federal University of Ceara, who joined duringin the years 2014 to 2017. Dropout rate, accumulated credits and the Academic Performance Index (IRA in portuguese) of these groups were evaluated through semiannual microdata collected from transcripts of 1.853 students. In addition to the use of descriptive statistical methods, econometric analysis was performed throughout regression for panel with random effects data model, in order to identify the effects of the quota system, controlling some characteristics of the students. In general, the results showed that the groups of shareholders and non-shareholders students, from the surveyed sample, show differences in performance before the entry at the university (different grades), and typically remain different in performance (accumulated credits and IRA) along the course. In five of the six courses analyzed the results showed performance advantages in favor of the students of wide competition, with an approximate fashion effects of 12 credits (one semester) and 1.200 points in Academic Performance Index. With respect to the evasion rate, there was no significant difference between the two groups, with a punctual average greater for the group of quota holders students. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34529 |
Appears in Collections: | PEP - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_fjsouzajunior.pdf | 491,76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.