Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFigueredo, Tatiane Fernandes-
dc.contributor.authorRodrigues, Deyvison Nogueira-
dc.date.accessioned2018-07-31T12:52:26Z-
dc.date.available2018-07-31T12:52:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Deyvison Nogueira. Problema de compartilhamento de veículos com restrições físicas e sociais: uma abordagem de programação de inteira. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2018.-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34500-
dc.description.abstractEvery year, statistical data show that the number of personal vehicles has grown a lot, being one of the responsible factors for generating environmental and mobility problems. Among possible solutions for this scenario is the idea that people perform similar itineraries in their tours, driving the vehicles individually instead of sharing them. This solution requires certain precautions, since the act of sharing among unknown individuals may create safety risks. From physical location analysis and use of social networks of individuals, this work proposes a Mathematical Programming approach to solve the Vehicle Sharing Problem with Physical and Social Constraints. Using Graph Theory concepts to represent input data of the problem, the applied techniques search for solutions that satisfy constraints related to the Shortest Path Problem Visiting Specified Vertices while trying to maximize social relations between individuals.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCompartilhamento de veículospt_BR
dc.subjectOtimização combinatóriapt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.titleProblema de compartilhamento de veículos com restrições físicas e sociais: uma abordagem de programação de inteirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA cada ano, estatísticas comprovam que o número de veículos particulares tem crescido de forma desenfreada, sendo um dos grandes responsáveis pela geração de problemas ambientais e de mobilidade. Dentre as possíveis soluções para essa realidade, destaca-se a ideia de que pessoas realizam itinerários semelhantes nas suas locomoções, conduzindo os veículos individualmente, quando poderiam realizar um compartilhamento. Essa solução requer certos cuidados, pois o compartilhamento com indivíduos desconhecidos pode gerar riscos à segurança dos envolvidos. A partir da análise da localização física e do uso das redes sociais dos indivíduos, este trabalho propõe uma abordagem de Modelagem Matemática para a resolução do Problema de Compartilhamento de Veículos com Restrições Físicas e Sociais. Utilizando conceitos de Teoria dos Grafos para a representação dos dados de entrada do problema, as técnicas aplicadas buscam por soluções que satisfaçam restrições semelhantes ao Problema de Caminho Mínimo com Visita Obrigatória de Vértices, procurando também maximizar as relações sociais entre os indivíduos envolvidos.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_dnrodrigues-1.pdf411,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.