Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34461
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sousa, José Maria Arruda de | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Júlio César Ferrão | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-27T17:21:15Z | - |
dc.date.available | 2018-07-27T17:21:15Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Pinheiro, J. C. F. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34461 | - |
dc.description | PINHEIRO, Júlio César Ferrão. A morte de Deus e o desencantamento do mundo como destino do homem na cultura moderna em F. Nietzsche e Max Weber. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Upon comparing the thoughts of Nietzsche and Weber, common new thematic possibilities arise. For this reason, we must impose some restrictions on what we wish to analyze. In general, there are two approaches between the two authors in the theme of culture: perspectivism and agonism. However, more fields were opened in the theme of culture: secularization, the archetype of modern man, the Technique front of practice behavior and the effects of modern culture on subjectivity. The first question could be formulated as follows: which works should we focus examination in order to carefully analyze the similarities and differences between the works of Nietzsche and Weber on modernization? This question leads us to another one that could be summarized: what ideas should we extract from their work that contributed to history of Western Civilization? How the authors did describe the archetype of modern man? What is the best way to chart the genetic profile of this type of characterological-man? These are the questions that I will try to answer. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Secularização | pt_BR |
dc.subject | Ocidente | pt_BR |
dc.subject | “Morte de Deus" | pt_BR |
dc.subject | “Desencantamento do mundo" | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Secularization | pt_BR |
dc.subject | West | pt_BR |
dc.subject | “Death of God” | pt_BR |
dc.subject | “Disenchantment of the world” | pt_BR |
dc.title | A morte de Deus e o desencantamento do mundo como destino do homem na cultura moderna em F. Nietzsche e Max Weber. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Ao comparar os pensamentos de Nietzsche e de Weber costumam surgir inúmeras possibilidades temáticas. Faz-se necessário neste caso em particular impor algumas restrições ao que pretendemos pesquisar. No âmbito geral há duas aproximações entre os dois autores no campo da cultura: o perspectivismo e o agonismo. No entanto, mais campos temáticos nos foram abertos: a secularização, o tipo de homem moderno, a técnica diante da conduta consciente e os efeitos da cultura moderna sobre a subjetividade. A pergunta de partida poderia ser formulada da seguinte maneira: quais os aspectos devem ser salientados para uma apreensão comparativa entre os trabalhos de Nietzsche e Weber sobre a modernidade? Esta pergunta, por seu turno, demandaria algumas outras que podem ser resumidas da seguinte forma: que recortes se pretende fazer sobre seus pensamentos dedicados à história do Ocidente? Como os autores descrevem o tipo de homem moderno? Qual a melhor forma de traçar o perfil genético-caracteriológico deste tipo de homem? São perguntas que tentaremos responder. | pt_BR |
dc.title.en | The death of God and the disenchantment of the world as destiny of man in modern culture in F. Nietzsche and Max Weber. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_dis_jcfpinheiro.pdf | 842,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.