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dc.contributor.advisorPetit, Sandra Haydée-
dc.contributor.authorSantos, Silvia Maria Vieira dos-
dc.date.accessioned2012-07-23T15:10:23Z-
dc.date.available2012-07-23T15:10:23Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSANTOS, Silvia Maria Vieira. Africanidades e juventudes: tecendo confetos numa pesquisa sóciopoética. 2011. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3445-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducaçaopt_BR
dc.subjectAfricanidadespt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectSociopoéticapt_BR
dc.subjectConfetospt_BR
dc.subjectEnsino de História Africana e Afrodescendentept_BR
dc.subjectEducação - Fortaleza(CE) - Influências africanaspt_BR
dc.subjectEducação multicultural - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEducação - Fortaleza(CE) - Estudos Interculturaispt_BR
dc.subjectNegros - Educação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectJovens - Educação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectPesquisa-ação em educação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectAfricanitéspt_BR
dc.subjectJeunessespt_BR
dc.subjectSociopoétiquept_BR
dc.subjectConfectpt_BR
dc.subjectEnseignement de l´histoire africaine et Afrodescendantept_BR
dc.titleAfricanidades e Juventudes: Tecendo Confetos numa Pesquisa Sóciopoéticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA sociedade brasileira, racista e colonialista utiliza a educação como um mecanismo de naturalização da cosmovisão eurocêntrica, tratando-a como única possível. Desse modo, a contribuição dos africanos e afrobrasileiros na história do Brasil é invisibilizada. A ausência e as distorções desta história nos levam ao desconhecimento e desvalorização de nossas raízes africanas, contribuindo diretamente para o enraizamento das idéias racistas em nosso país. Em contraposição a esses pensamentos estão as africanidades, elementos e manifestações da diversidade cultural africana ressignificadas na cultura brasileira. Diante deste fato, realizei uma pesquisa sociopoética que teve como objetivo entender que conceitos os jovens teciam sobre as africanidades a partir da realidade na qual estão inseridos. Desta feita, pude constatar que a sociopoética foi potencializadora de uma maior diversidade de conceitos sobre as africanidades, sugerindo algumas alternativas metodológicas para o ensino da história africana e afrobrasileira na escola. Percebi que a ancestralidade estava na experiência daqueles adolescentes e jovens que compartilhavam suas idéias e reflexões acerca das africanidades e que - apesar de apresentarem um conhecimento restrito sobre a África e as culturas afrodescendentes - produziram conceitos bastante diferenciados dos estereótipos comumente veiculados, apresentando até muitos pontos de convergência com as concepções dos estudiosos da área. Para eles as africanidades devem ser apresentadas e vivenciadas na escola a partir de atividades lúdicas que utilizem o corpo em sua integralidade através de apresentações teatrais, danças, semanas culturais e do meio ambiente. E que estas, só serão trabalhadas de fato, quando professores e funcionários forem tolerantes com as religiões de matriz africana e com os/as jovens que as praticam, reconhecendo a importância da cultura africana e afrodescendente como referenciais de brasilidadept_BR
dc.description.abstract-frLa société brésilienne, raciste et colonialiste, utilise l´éducation comme mécanisme de naturalisation de la cosmovision eurocentrique, faisant comme si elle était la seule possible. En conséquence, la contribution des africains et afrobrésiliens à l´histoire du Brésil est rendue invisible. L´absence de cette histoire et sa distorsion nous conduisent à la méconnaissance et à la dévalorisation de nos racines africaines, et cela contribue directement à l´enracinement des idées racistes en notre pays. En contraste avec ces pensées, nous rencontrons les africanités, éléments et manifestations de la diversité culturelle africaine, re-signifiés dans la culture brésilienne. Devant ce fait, j´ai réalisé une recherche sociopoétique avec pour objectif la compréhension des concepts que les jeunes tissent sur les africanités à partir de la réalité dans laquelle ils sont insérés. Ainsi ai-je pu constater que la sociopoétique joue le rôle de potentialiseur d´une plus grande diversité de concepts sur les africanités, et qu´elle permet de suggérer certaines alternatives méthodologiques pour l´enseignement de l´histoire africaine et afrobrésilienne à l´école. J´ai perçu que l´ancestralité était présente dans l´expérience des adolescents et des jeunes quand ils échangeaient idées et réflexions à propos des africanités et que, malgré leur connaissance restreinte sur l´Afrique et les cultures afrodescendantes, ils produisaient des concepts assez différenciés par rapport aux stéréotypes communément reçus, au point de présenter de nombreux points de convergence avec les conceptions des spécialistes de ce domaine. Pour eux, les africanités doivent être présentées et vécues à l´école à partir d´activités ludiques qui utilisent le corps dans son intégralité, au travers de représentations théâtrales, danses, semaines culturelles et du milieu ambiant. Et que celles-ci ne pourront être travaillées réellement que quand les professeurs et agents seront tolérants envers les religions de matrice africaine et les jeunes qui les pratiquent, reconnaissant ainsi l´importance des cultures africaine et afrodescendante comme référents pour la brésilianitépt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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