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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorto, Bernadete de Souza-
dc.contributor.authorFeitosa, Irani de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-07-20T15:05:36Z-
dc.date.available2018-07-20T15:05:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Thamyly Tavares. Educação e ressocialização: uma análise do Instituto Penal Feminino Desemgargadora Auri Moura Costa, do município de Aquiraz - CE. 2017. 66f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34296-
dc.descriptionFEITOSA, Irani de Oliveira. A afetividade na escola fundamental na perspectiva da criança. 2018. 48f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.description.abstractAffectivity is present from the earliest manifestations of human existence. From birth, the child is engendered in a constant search for interaction and adaptation to the world in which he lives. For this purpose, he uses physical and bodily mechanisms and later develops others that are essentially psychic. The affective aspects that permeate the social relations established between the child and the adult determine the construction of the identity and the value that the child gives to itself. Experiences experienced and permeated by affection guarantee a wealth of meanings throughout life. In the school context, such relationships expand at a dynamic and diversified level, requiring the child to be in a constant process of readaptation. In this sense, the main objective of this study is to understand the affectivity in the school from the perspective of the child, considering the relation that the teachers establish with it. As to the specific objectives, we sought to know what the students expect to find in a teacher; what motivates his coming to school; and to identify which expressions of affection are optimized in the teaching and learning process. The theoretical reference was based on the reflections of Freire (1996), Galvão (2008), Piaget (1967), Wallon (2005), among others. The research, of a qualitative nature, used the semiestruture interview as an instrument of data collection. It was carried out with 12 (twelve) children of a class of the 4th year of elementary school of a public school of the Municipality of Fortaleza. The results show that children want the exchange of interactions with teachers who are more patient and less authoritarian, since authoritarianism practiced in the classroom conditions the subject to indiscipline, apathy, disinterest and rigidity of the body. It was possible to realize that the school is not only important for what it teaches, but for the social relations that it offers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTroca de interaçõespt_BR
dc.subjectAffectivitypt_BR
dc.titleA afetividade na escola fundamental na perspectiva da criança.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA afetividade está presente desde as primeiras manifestações da existência humana. Desde o nascimento, a criança engendra-se numa busca constante de interação e adaptação ao mundo em vive e para isso, utiliza-se de mecanismos físicos e corporais, para mais tarde desenvolver outros, essencialmente psíquicos. Os aspectos afetivos que permeiam as relações sociais estabelecidas entre a criança e o adulto determinam a construção da identidade e o valor que a criança dá a si mesmo. As experiências vivenciadas e permeadas pela afetividade garantem uma riqueza de significados por toda a vida. No contexto escolar, tais relações ampliam-se num nível dinâmico e diversificado, exigindo que a criança esteja num constante processo de readaptação. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo principal, depreender a afetividade na escola a partir da perspectiva da criança, considerando a relação que os professores estabelecem com ela. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se conhecer o que os alunos esperam encontrar em um professor; o que motiva sua vinda à escola; e identificar quais as demonstrações de afeto são otimizadas no processo de ensino e aprendizagem. O referencial teórico apoiou-se nas reflexões de Freire (1996), Galvão (2008), Piaget (1967), Wallon (2005), dentre outros. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Foi realizada com 12 (doze) crianças de uma turma do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município de Fortaleza. Os resultados trazem a constatação de que as crianças almejam a troca de interações com professores mais pacientes e menos autoritários, uma vez que o autoritarismo praticado na sala de aula condiciona o sujeito a indisciplina, a apatia, ao desinteresse e a rigidez do corpo. Foi possível depreender ainda que a escola não é apenas importante pelo que ensina, mas pelas relações sociais que oportuniza.pt_BR
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