Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34241
Type: | TCC |
Title: | Formação e docência em Secretariado Executivo: percepções de monitores de docência em Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará |
Authors: | Cajado, Tamiris da Silva |
Advisor: | Barros, Conceição de Maria Pinheiro |
Keywords: | Secretariado;Estudantes universitários - Programas de desenvolvimento;Estudantes universitários |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | CAJADO, Tamiris da Silva. Formação e docência em Secretariado Executivo: percepções de monitores de docência em Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. 2014. 63 p. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A atuação do profissional de Secretariado Executivo pode se dar em diversas áreas dentro no âmbito empresarial, como gestão de pessoas, gestão de arquivos, organizar eventos, administrar banco de dados, gerenciar e assessorar a organização como um todo. Outra área de atuação que pode ser considerada pelo formando em Secretariado é a docência. A monitoria de docência na Educação Superior tem se tornando objeto de diversas pesquisas, porém existem poucos estudos sobre monitoria de iniciação à docência dentro do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Este trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições do Programa de Iniciação à Docência da UFC para a formação em Secretariado Executivo, na percepção dos estudantes. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, a partir de um levantamento documental e uma pesquisa de campo. A investigação foi desenvolvida com a participação de sete estudantes do curso de Secretariado Executivo da UFC participantes do programa no período de 2010 a 2014. As técnicas de pesquisa utilizadas para o levantamento das informações foram a análise documental, a entrevista, o questionário e a interpretação dos dados foi feita por meio da análise do conteúdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Após a análise dos resultados inferiu-se que o programa colabora para a construção de experiências acadêmicas gerando uma formação que ultrapassa a sala de aula, incentivando a emancipação intelectual, contribuindo para a produção da pesquisa secretarial, o desenvolvendo conhecimentos básicos necessários à docência na Educação Superior e a prática de atividades específicas do Secretariado Executivo na assessoria direta ao professor orientador. |
Abstract: | The acting of the Executive Secretariat professional can occur in several areas within the corporate environment, such as human resources, archive management, events organization, databases management, management and advisory of the organization as a whole. Another sphere of activity may be considered by the undergraduate student of this area is the teaching profession. Undergraduate teaching assistancy has become the subject of several studies, but there are few studies on initiation of teaching assistants within the Executive Secretariat Graduation course in the Universidade Federal do Ceará (UFC). This work has as main objective to analyze the contributions of the Initiation Programm for Undergraduate Teaching Assistants of UFC for the graduation in Executive Secretary, in the perception of students. The methodology used was a qualitative research from a documentary survey and field research. The research was developed with the participation of seven students of the Executive Secretariat Graduation Course of UFC, who were participants of the program in the period between 2010 to 2014. The research techniques used for collecting the information were document analysis, interview and questionnaire . The interpretation of the data was done by analyzing the content. After analyzing the results, we inferred that the program contributes to the construction of academic experiences that provides a student an education that goes beyond the classroom, encouraging intellectual emancipation, contributing to the production of secretarial research, developing skills necessary to teaching in college education and the practice of specific activities of the Executive Secretariat in direct assistance to the supervising teacher. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34241 |
Appears in Collections: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_tscajado.pdf | 614,8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.