Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMc Donald, Brendan Coleman-
dc.contributor.authorSobral, Adriana Eufrásio Braga-
dc.date.accessioned2012-07-20T16:34:22Z-
dc.date.available2012-07-20T16:34:22Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSOBRAL, Adriana Eufrasio Braga. Ensino, aprendizagem e prática avaliativa dos professores de matematica, do ensino médio, em escolas de Fortaleza. 2006. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3419-
dc.description.abstractThis study has as its objective the evaluation the teaching, learning and assessment practices of mathematic teachers at Intermediate Level Schools in the city of Fortaleza. To attain this object the methodological perspective of MORIN was used. Morin insists that method is a route to be followed as the research develops. The sample was technically arrives at and it determined that 15 public schools and 10 private ones be used in the research from a universe of 282 schools. However, the study in fact covered 13 private schools and 17 public schools. Fifty seven mathematics teachers, currently teaching, were interviewed. The data was collected through interviews containing 14 closed questions and one open one. In each closed question the person being interviewed initially answered as follows on the scale: I agree, I agree in part, I disagree. This was followed by justifying his choice or opinion in more precise detail. All interviews were fully recorded on a tape recorder. Afterwards these recordings were transcribed and edited by the text editor Word for Windows. An analysis of the data was carried out in two stages: a description of the answers by means of Descriptive Statistics, using the program Statistical Package of Social Science (SPSS) and the elaboration into categories using the phenomenological method of reduction of Husserl. The final categories – traditional practice of teaching, renewed vision of teaching, deficient teaching, emphasis in the work of the teacher, - directed the analysis being carried out to characterize the conception of mathematic teachers at Intermediate Level regarding teaching, learning and academic assessment. The results showed that the teachers have consolidated ideas concerning their professional practice that when internalized need to be put into operation in practice. A considerable part of the teachers ideas are in accordance wit the legal determinations expresses in National Curriculum Parameters for Intermediate Teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectEnsino médio - Avaliação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProfessores do ensino médio - Formação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Formação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectAssessment practicespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectPrática avaliativapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleEnsino, Aprendizagem e Prática Avaliativa dos Professores de Matematica, do Ensino Médio, em Escolas de Fortaleza.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho de tese teve por objetivo avaliar a concepção de ensino, aprendizagem e prática avaliativa, de professores de Matemática, do Ensino Médio, de escolas da cidade de Fortaleza. No intuito de atingir o objetivo, partiu-se da perspectiva metodológica de MORIN, pela qual o método é um caminho a ser traçado, à medida que a pesquisa se desenvolve. Utilizou-se a técnica de amostragem e determinou-se a quantidade de 15 escolas, da rede pública, e 10 escolas privada, que seriam pesquisadas, de um universo de 282 escolas. No entanto, o trabalho de pesquisa foi feito em 13 escolas particulares e 17 públicas, sendo entrevistados, ao final, 57 professores de Matemática, em efetivo exercício profissional. Para a coleta de dados foi elaborado um roteiro de entrevista contendo 14 assertivas e 1 questão aberta. Para cada assertiva o entrevistado respondeu, inicialmente, à escala (concordo, concordo em parte, discordo) e, a seguir, justificou sua escolha externando sua opinião de forma mais detalhada. Para o registro desse procedimento, usou-se um gravador de fita cassete. Cada entrevista foi gravada, em sua íntegra, e depois transcrita usando-se o editor de texto Word for Windows. A análise dos dados foi feita em duas etapas: uma descrição das respostas por meio da Estatística Descritiva, utilizando-se o programa Statistical Parckage of Social Sciences (SPSS) e uma elaboração de categorias por meio do método de redução fenomenológica de HUSSERL. As categorias finais – prática tradicional de ensino, visão renovada de ensino, ensino deficitário, aprendizagem deficiente, ênfase no trabalho do professor – direcionaram a análise feita para caracterizar a concepção dos professores de Matemática, do Ensino Médio, sobre ensino, aprendizagem e prática avaliativa. Partindo-se da análise, apontou-se que o professorado possui idéias consolidadas advindas de suas vivências e práticas profissionais, que, estando internalizadas, precisam ser operacionalizadas na prática. Boa parte das idéias, do professorado, converge para as determinações legais expressas nos Parâmetros Curriculares Nacional para o Ensino Médio.pt_BR
dc.title.enTeaching, learning and assessment practices of mathematics teachers at intermediate level schools in the city of Fortaleza.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Tese_AEBSobral.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.