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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34198
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A variação linguística no livro didático: um olhar sob a perspectiva sociolinguística |
Autor(es): | Belini, Raimunda Gomes de Carvalho Sousa, Maria Margarete Fernandes de |
Palavras-chave: | Sociolinguística;Variação linguística;Livro didático;Linguistic variation;Textbook |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista (Con) Textos Linguísticos |
Citação: | BELINI, Raimunda Gomes de Carvalho; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A variação linguística no livro didático: um olhar sob a perspectiva sociolinguística. Revista (Con) Textos Linguísticos, Vitória, v. 8, n. 10, p. 211-230, 2014. |
Resumo: | Nesta pesquisa, analisamos o tratamento da variação linguística em um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio e refletimos sobre o direcionamento apresentado pelo livro em relação a essa temática. Para a realização deste estudo, selecionamos como material de observação/investigação a obra Língua Portuguesa: linguagem e interação, de autoria de Faraco, Moura e Maruxo Júnior (2011), destinada ao Ensino Médio. Desenvolvemos um estudo descritivo-documental, com abordagem qualitativa, observando o tratamento dado à variação, às noções de certo e errado e ao preconceito linguístico. O livro analisado demonstra que, apesar de ainda não estarmos em uma almejada situação de ensino de língua materna, percebemos a preocupação dos autores em incorporar os estudos linguísticos à heterogeneidade e diversidade linguística, fundamentados pela Sociolinguística. Contudo, é importante salientarmos que, sem uma sólida formação acadêmico-científica e um conhecimento adequado da Sociolinguística por parte do professor de Língua Portuguesa, o livro didático sozinho, por mais bem elaborado que seja, não conseguirá resultar em um ensino/aprendizagem de língua materna que respeite a diversidade linguística e o multiculturalismo dos falantes. |
Abstract: | In this research, we analyze the linguistic variation treatment in a Portuguese Language High School textbook and reflect upon the guidance shown by the book in relation to the topic. For this study, we selected as corpus for observation/investigation the work entitled Língua Portuguesa: linguagem e interação (Portuguese Language: language and interaction), written by Faraco, Moura and Maruxo Júnior (2011), intended for high school students. We carried out a descriptive study with a qualitative approach, observing the treatment given to the variation, the concepts of right and wrong and linguistic bias. The analyzed book demonstrates that, despite not being in a desired situation of mother tongue teaching, we realize the concern of the authors to incorporate studies on the basis of heterogeneity and linguistic diversity substantiated by Sociolinguistics. However, it is important to emphasize that without a solid academic-scientific background and adequate knowledge of Sociolinguistics by the Portuguese language teacher, the textbook alone, no matter how well prepared it is, will not result in the teaching/learning of a native language that respects the linguistic diversity and multiculturalism of the speakers. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34198 |
ISSN: | 2317-3475 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
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