Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34197
Tipo: Dissertação
Título : Say my name: desenvolvimento, implementação e avaliação de um software educacional, no formato de um jogo, visando a melhoria do aprendizado de nomenclatura de compostos orgânicos
Título en inglés: Say my name: development, implementation and evaluation of educational software, in the format of a game, aiming at an improvement of the learning of nomenclature of organic compounds
Autor : Nobre, Davi Janô
Tutor: Silva Júnior, José Nunes da
Palabras clave : Processo de aprendizagem;Jogo;Nomenclatura de compostos orgânicos;Tecnologia de informação;Interest;Learning process;Nomenclature of organic compounds
Fecha de publicación : 2018
Citación : NOBRE, Davi Janô. Say my name: desenvolvimento, implementação e avaliação de um software educacional, no formato de um jogo, visando a melhoria do aprendizado de nomenclatura de compostos orgânicos. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Os estudantes do ensino médio, normalmente, apresentam muitas dificuldades no aprendizado da Química. Tais dificuldades são atribuídas às faltas de interesse e motivação dos estudantes somadas às metodologias de ensino utilizadas pelos docentes. Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e implementação de inovador jogo didático-computacional em turmas do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Governador Adauto Bezerra do município de Fortaleza-CE. O jogo foi utilizado como ferramenta pedagógica auxiliar no processo de aprendizagem, visando facilitar o aprendizado de Nomenclatura de Compostos Orgânicos. Os estudantes avaliaram o jogo, e o papel instrucional do jogo também foi mensurado a partir da comparação das melhorias das notas (pré-testes e pós-testes) de estudantes que utilizaram o jogo comparados com estudantes que não utilizaram o jogo em seus estudos. Os resultados mostraram que o jogo foi muito bem avaliado pelos estudantes, e que a utilização do jogo pelos estudantes foi capaz de melhorar seu aprendizado.
Abstract: High school students usually present many difficulties in learning Chemistry. These difficulties are attributed to students' lack of interest and motivation, coupled with the teaching methodologies used by teachers. This work aims to present the development and implementation of an innovative didactic-computational game in third-year classes of the Escola Estadual Governador Adauto Bezerra in the city of Fortaleza-CE. The game was used as an auxiliary pedagogical tool in the learning process, aiming to facilitate the learning of Nomenclature of Organic Compounds. Students evaluated the game, and the instructional role of the game was also measured by comparing the improvements in grades (pretests and post-tests) of students who used the game compared to students who did not use the game in their studies. The results showed that the game was very well evaluated by the students and that the use of the game by the students was able to improve their learning.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34197
Aparece en las colecciones: DQOI - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_dis_djnobre.pdf6,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.