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dc.contributor.advisorCastro Filho, José Aires de-
dc.contributor.authorMesquita, Ofélia Alencar de-
dc.date.accessioned2012-07-20T16:33:35Z-
dc.date.available2012-07-20T16:33:35Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMESQUITA, Ofélia Alencar de. A avaliação do processo de elaboração dos materiais didáticos para a educação a distância em rede. 2009. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3418-
dc.description.abstractThis work tries to evaluate the development of teaching material for Distance Education in Network, in order to suggest new possibilities for its development. Is a qualitative research, which uses content analysis as method and checklist as tool. The data show from two classes, physics and literature, constituted by the Production Center, of the Virtual Institute UFC. The checklist is divided into three categories refered to as: educacional website, usability and hypermedia nodes. Each category is segmented into based on criteria rated on a scale ranging from 1 (completely inadequate) to 5 (totally appropriate). Classes are evaluated in three distinct phases: a lesson developed by the teacher-author, reviewed by professional of the didactic transition and published in a virtual learning environment, allowing an understanding of its evolution during production. The results show that: there are guidelines set for joint action and multidisciplinary development of materials; the action of each subject at different stages can define the adequacy or inadequacy of the learning units; are few the correlations made between the materials and AVAs; and that there is a deficiency, by the professionals in their understanding about the capabilities of the usability and of hypermedia nodes. These results highlight the roles of the subject in the course of drawing materials, showing that there are still many unknowns regarding the components of the materials,and on necessary changes to ensure that the subject identify, understand and use.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectHipermídiapt_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.subjectDidatic Materialpt_BR
dc.subjectHypermediapt_BR
dc.subjectEnsino à distância - Fortaleza(CE) - Metodologiapt_BR
dc.subjectMaterial didático - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEnsino superior - Fortaleza(CE) - Recursos de redes de computadorespt_BR
dc.subjectTecnologia educacional - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectInstituto UFC Virtualpt_BR
dc.subjectUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.titleA avaliação do processo de elaboração dos materiais didáticos para a educação a distância em redept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO tema desta dissertação busca avaliar o processo de elaboração dos materiais didáticos para EaD em rede, visando sugerir novas possibilidades ao seu desenvolvimento. Constitui-se em uma pesquisa de caráter qualitativo, que se vale da análise de conteúdo como método e de check-list como instrumento. Os dados se revelam a partir de duas aulas, das disciplinas de Física e Literatura, construídas pelo Centro de Produção, do Instituto UFC Virtual. O checklist se divide em três categorias denominadas de: teias pedagógicas, usabilidade e nós hipermidiáticos. Cada categoria segmenta-se em critérios avaliados em uma escala variando de 1 (completamente inadequada) a 5 (totalmente adequada). As aulas são avaliadas em três fases distintas: a aula desenvolvida pelo professor-autor, a revista pelo profissional da transição didática e a publicada no espaço virtual de aprendizagem, permitindo uma compreensão sobre a sua evolução durante a produção. Os resultados mostram que: há diretrizes definidas para uma ação conjunta e multidisciplinar de elaboração dos materiais; a ação de cada sujeito nas diferentes fases, pode definir a adequação ou inadequação das unidades de aprendizagem; são poucas as correlações feitas entre os materiais e os AVAs e que existe uma deficiência por parte dos profissionais no seu entendimento, acerca das potencilidades da usabilidade e dos nós hipermidiáticos .Tais resultados ressaltam os papéis dos sujeitos no percurso de construção dos materiais, evidenciando que ainda há indefinições sobre os elementos constitutivos dos materiais e sobre as mudanças necessárias para que os sujeitos os identifiquem, entendam e utilizem.pt_BR
dc.title.enThe evaluation of elaboration process of didatic material for distance education in Networkpt_BR
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