Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34120
Type: | TCC |
Title: | Contribuições do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo para o desempenho em atividades de assessoria intelectual |
Authors: | Sousa, Natanna Marinho de |
Advisor: | Durante, Daniela Giareta |
Keywords: | Secretariado;Ensino Superior;Assessoria |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | SOUSA, Natanna Marinho de. Contribuições do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo para o desempenho em atividades de assessoria intelectual. 2013. 57 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O cenário organizacional clama por profissionais com habilidades intelectuais bem desenvolvidas, que sabem explorar suas potencialidades cognitivas, além das comportamentais e técnicas. O ensino superior, por sua vez, tem sido desafiado a oferecer uma formação abrangente aos estudantes a fim de desenvolverem essa diversidade de habilidades. Para isso, as Instituições de Ensino Superior, em especial as Universidades, tem a missão de oportunizar além do ensino em sala de aula, atividades que o estudante possa se envolver com a pesquisa e extensão, para que no conjunto tenha uma formação abrangente. Diante desse desafio, o curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará, mantém o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES) desde 2009, com um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão, para os alunos do curso e, especialmente, àqueles que optam por serem bolsistas. Paralelo a esse contexto, o Secretariado Executivo vive atualmente um período de discussão acerca da sua identidade científica. Dentre os autores que colaboram nessa discussão, Nonato Júnior (2009) tem como foco o estudo da Assessoria, propondo a subdivisão em: assessoria operacional, assessoria executiva, assessoria intelectual e assessoria aberta. Esta pesquisa tem como enfoque o estudo da assessoria intelectual que diz respeito à atividade de assessoria na elaboração, estratégia e execução de atividades intelectuais (NONATO JÚNIOR, 2009), pois visualiza-se sua aplicabilidade na proposta do NEPES (metodologia, atividades, objetivos). Assim, o objetivo geral desse estudo é investigar a relação entre as aprendizagens adquiridas no âmbito do NEPES e a capacitação para o exercício da assessoria intelectual. Para isso, realizou-se uma revisão teórica sobre o assunto, que tem como base os autores Nonato Júnior (2009) e Oliveira (2011), e um estudo de caso no NEPES. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, com enfoque qualitativo, tendo como instrumentos para coleta dos dados nesse estudo de caso: entrevista, questionário e observação com a coordenadora do Programa e com os alunos integrantes. O estudo possibilita inferir que o NEPES contribui oferecendo uma abordagem abrangente para a formação acadêmica, onde se fomentam a pesquisa e estudos científicos, produções e publicações de trabalhos científicos, realizações de eventos acadêmicos, desenvolve treinamentos, enfim, no grupo são realizadas, paralelo ao ensino, atividades de pesquisa e extensão. Dessa forma, os discentes integrantes recebem capacitação para desenvolvimento de estudos e a prática em Assessorística. |
Abstract: | The organizational scenario calls for professionals with well-developed intellectual skills that know how to exploit their cognitive capabilities, in addition to behavioral and technical. Higher education, in turn, has been challenged to provide comprehensive training to students in order to develop this diversity of skills. For this, the Higher Education Institutions, Universities in particular, has the mission to create opportunities beyond teaching in the classroom, activities that students can engage with the research and extension, so that the set has a comprehensive training. Faced with this challenge, the course of the Executive Secretariat of the Federal University of Ceará, maintains the Center of Studies and Research Executive Secretariat (NEPES) since 2009, with a set of activities teaching, research and extension for the students of the course and, especially those who choose to be scholarship holders. Parallel to this context, the Executive Secretariat currently experiencing a period of discussion about its scientific identity. Among the authors who collaborate in this discussion, Nonato Júnior (2009) focuses on the study of Consultantship, proposing the subdivision: operational consultantship, business consultantship, intellectual consultantship and open consultantship. This research has as its focus the study of intellectual consultantship with regard to the activity of consultantship in the preparation, strategy and execution of intellectual activities (NONATO JÚNIO, 2009), it visualizes its applicability in the proposed NEPES (methodology, activities, objectives). For this, we carried out a literature review on the subject, which is based on the authors Nonato Júnior (2009) and Oliveira (2011), and a case study in NEPES. The research is characterized as descriptive and exploratory, with qualitative approach, and as instruments for data collection in this case study: interview, questionnaire and observation with the Program Coordinator and the student members. The study allows us to infer that contributes NEPES offering a comprehensive approach to academic training, where foster research and scientific studies, productions and publications of scientific work, achievements in academic events, develops training, finally, in the group are held, parallel to teaching, activities of research and extension. Thus, the students members receive training to develop studies and practice in Intellectual Consultantship. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34120 |
Appears in Collections: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_nmsousa.pdf | 457,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.