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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Áurio Lúcio Leocádio da-
dc.contributor.authorFernandes, Késsia Pereira-
dc.date.accessioned2018-07-18T13:34:10Z-
dc.date.available2018-07-18T13:34:10Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFERNANDES, Késsia Pereira. A importância dos conhecimentos de marketing na formação do profissional de Secretariado Executivo. 2013. 48 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34118-
dc.description.abstractThe importance of marketing expertise in the formation of the Executive Secretariat professional is the focus of this study. Having as main objective to analyze the perception of the students regarding the importance of knowledge of marketing Secretarial training professional. Sought to know the historical development of marketing , functions , definitions and importance as well as the history , evolution , formation and powers of the Executive Secretariat . This is a study of qualitative and descriptive nature and the data collection method of the focus group was used. To perform the analysis, the method used is content analysis. Our sample consists of students from the Executive Secretary of the Federal University of Ceará - UFC. Data analysis revealed that the study of marketing during the training is to be relevant to professionals Secretariat , in order that through these marketing professionals acquire knowledge as the collection and interpretation of data , knowledge and market analysis , critical stance decision making and holistic view of the organization . Still perceived similar skills that are required for both marketers as the secretariat. It was also noted that there is a desire for the most part, the students delving into the content and knowledge that marketing can offer a professional secretariat.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectSecretariadopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleA importância dos conhecimentos de marketing na formação do profissional de Secretariado Executivopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA importância dos conhecimentos de marketing na formação do profissional de Secretariado Executivo é o foco desse estudo. Tendo como objetivo geral analisar a percepção dos alunos quanto a importância dos conhecimentos de Marketing na formação do profissional de Secretariado. Este trabalho procurou conhecer o desenvolvimento histórico do marketing, suas funções, definições e importância, bem como a história, evolução, formação e competências do Secretariado Executivo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e descritiva e para a coleta de dados foi utilizado o método do focus group. Para a realização da análise dos dados o método aplicado é a análise de conteúdo. A amostra desta pesquisa é formada por alunos do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. A análise dos dados revelou que o estudo do marketing durante a formação constitui-se relevante aos profissionais de Secretariado, tendo em vista que através do marketing esses profissionais adquirem conhecimentos como a coleta e interpretação de dados, conhecimento e análise de mercado, postura crítica quanto a tomada de decisão e a visão holística da organização. Percebeu-se ainda competências similares que são exigidas tanto de profissionais do marketing quanto do Secretariado. Notou-se também que existe um desejo, pela maior parte, dos discentes de se aprofundar nos conteúdos e conhecimentos que o marketing pode oferecer ao profissional de Secretariado.pt_BR
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