Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34115
Type: TCC
Title: Formação didática de docentes de Secretariado Executivo em instituições públicas de ensino superior no Brasil: um estudo observacional
Authors: Costa, Isabela Evangelista
Advisor: Silva, Joelma Soares da
Keywords: Secretariado;Professores universitários;Ensino Superior - Brasil;Formação de Professores
Issue Date: 2013
Citation: COSTA, Isabela Evangelista. Formação didática de docentes de Secretariado Executivo em instituições públicas de ensino superior no Brasil: um estudo observacional. 2013. 47 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo geral do trabalho é identificar os meios utilizados por uma amostra de docentes de Secretariado Executivo de Instituições Públicas de Ensino Superior no Brasil para sua formação didática. A relevância de tal assunto faz-se presente, tendo em vista que, pensar como ocorre a formação docente também é essencial para a carreira docente. Para a consecução de tal objetivo foi realizada, inicialmente, uma revisão de literatura sobre docência no ensino superior e formação didática para o ensino superior. Em seguida, foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa, utilizando-se o método observacional. Foram observados os currículos Lattes de uma amostra de 49 docentes de Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil e ocorreu a análise de conteúdo dos dados obtidos. Identificou-se, portanto, que a maioria dos docentes da amostra está inserida no contexto de pós-graduação strictu sensu em Educação e em outras áreas, dentre elas Administração, Desenvolvimento, Letras e Engenharia. Além disso, conheceu-se a formação lato sensu da amostra de docentes em Educação e em outras áreas, dentre elas Gestão Estratégia, Gestão de Pessoas e Administração. Tornou-se conhecida também a formação complementar em didática da amostra de docentes, a qual é realizada por meio de cursos e participação em eventos sobre Educação e Didática. Assim, foi possível identificar os meios utilizados para a formação didática da amostra pesquisada de docentes de Secretariado Executivo.
Abstract: The overall objective is to identify the means used by a sample of teachers from the Executive Secretariat of Public Institutions of Higher Education in Brazil for its didactic training. The relevance of such a subject is present, considering that, think how teacher training is also essential for a teaching career. To achieve this goal was initially conducted a review of literature on teaching in higher education and didactic training for higher education. Then, a qualitative descriptive study was conducted, using the observational method. The Lattes curricula of a sample of 49 teachers from Public Institutions of Higher Education of Brazil were observed and the content analysis of the data occurred. It was identified, so that the majority of teachers in the sample is placed in the context of postgraduate education in the strict sense and in other areas, among them Administration, Development, and Engineering Letters. Furthermore, known to sensu lato training sample of teachers in education and other areas, among them Strategy Management, People Management and Administration. It also became known in the further education of teachers teaching the sample, which is accomplished through courses and participation in events on Education and Teaching. Thus, it was possible to identify the means used for teaching the training of teachers surveyed sample of the Executive Secretariat.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34115
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_iecosta.pdf333,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.