Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34108
Tipo: | TCC |
Título: | Práticas de ensino superior: percepções dos docentes de Secretariado Executivo |
Autor(es): | Monteiro, Cinara Teixeira |
Orientador: | Barros, Conceição de Maria Pinheiro |
Palavras-chave: | Secretariado;Ensino Superior;Docência |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | MONTEIRO, Cinara Teixeira. Práticas de ensino superior: percepções dos docentes de Secretariado Executivo. 2013. 53 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. |
Resumo: | A formação para a carreira acadêmica é considerada como um dos desafios para a docência superior. Esses aspectos se tornam ainda mais desafiadores quando se trata da atuação de professores do ensino superior que não possuem formação pedagógica. Nesse contexto, insere-se o docente graduado em Secretariado, cuja formação enfatiza os aspectos profissionais e as competências necessárias ao mundo do trabalho. Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas de ensino dos docentes de Secretariado no processo de ensino. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e descritiva, tendo como instrumento de pesquisa a aplicação de um questionário abordando as práticas de ensino utilizadas e os desafios enfrentados no cotidiano dos professores graduados em Secretariado Executivo, que atuam na educação superior. A pesquisa teve como principal fundamentação teórica os estudos de Gil (2007, 2011), Pimenta e Almeida (2011), D’Ávila e Veiga (2012), Farias, Nóbrega-Therrien (2013). Após a análise dos dados inferiu-se que a carreira acadêmica emerge como uma possibilidade de desempenho para o profissional secretário evidenciando a existência de diversos desafios para as ações pedagógicas dos docentes de Secretariado no processo de ensino, principalmente no que diz respeito à utilização de estratégias capazes de contribuir para a aprendizagem dos acadêmicos. Considera-se que essas dificuldades podem ser consequência da falta de preparo para a docência, e que o caminho para a sua superação e para a eficácia da prática docente em Secretariado pode ser o desenvolvimento dos conhecimentos pedagógicos alinhados aos saberes secretariais. |
Abstract: | The training for an academic career is considered as one of the top challenges for teaching . These issues become even more challenging when it comes to the performance of university teachers who have no pedagogical training . In this context, the graduate faculty in the Executive Secretariat is inserted , whose training emphasizes the professional aspects and the necessary skills to the job . This work aims to investigate the pedagogical practices of teachers of Secretariat in the teaching process . Therefore, a qualitative and descriptive research was conducted and scored as a research tool to a questionnaire addressing the teaching practices used and the challenges faced in everyday life of graduate teachers in the Executive Secretariat working in higher education . The research was mainly theoretical foundation studies Gil ( 2007, 2011 ) , pepper and Almeida (2011 ) , D' Avila and Veiga (2012 ) , Farias Nobrega - Therrien (2013 ) . After analyzing the data it was inferred that the academic career emerges as a possibility of performance for professional secretary showing the existence of many challenges for the pedagogical practices of teachers of Secretariat in the teaching process, especially with regard to the use of strategies able to contribute to the learning of students . It is considered that these difficulties are, maybe, a result of lack of preparation for teaching and that the way to overcome them, and to the effectiveness of teaching practice in the Secretariat, may be aligned with the development of secretarial knowledge and pedagogical knowledge too. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34108 |
Aparece nas coleções: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_ctmonteiro.pdf | 265,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.