Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3408
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeão, Andréa Borges-
dc.contributor.authorSilva, Ana Glória Lopes da-
dc.date.accessioned2012-07-20T16:10:50Z-
dc.date.available2012-07-20T16:10:50Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Glória Lopes da. Joaquim Nogueira, práticas de leituras no Instituto de Humanidades de Fortaleza, edições escolares e a cultura cearense nas três primeiras décadas do Século XX. 2010. 233f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3408-
dc.description.abstractThe thesis results of research on the books dealing with the culture of Ceará for the basic school, in Ceará in the first three decades of the twentieth century. For this purpose, came from experiences and scholarly editions produced by Joaquim Nogueira and used by teachers and students of the Institute of Humanities. During this period, the director, later known as Colégio Nogueira, publishing several editions of didactic as Baralho Aritmético, Lições progressivas de primeiras letras, Jornal Bandeirantes, Revista Escolar and the book reading Anno Escolar. The constitution of meanings, practices, strategies of appropriation and editor to write and keep their issues is the problem that emerges both through analysis of readings from the students and the organization of the book Anno Escolar. The cultural history of books and reading, especially the contributions of Roger Chartier, Michel de Certeau, Daniel Fabre, Alain Choppin, Anne-Marie Chartier and Jean Hébrard, inspired by the work of building theoretical and methodological approach. The productions of the brazilian historiography of books and reading, like the works of Tania Regina de Luca, Arlette Medeiros Gasparello and Circe Maria Bittencourt, are also needed for this work and approach. The sources used are the Livro de Partes do Colégio Nogueira, the book Vida Escolar do Colégio Nogueira, the Revista Escolar do Instituto de Humanidades, the book Anno Escolar do Instituto de Humanidades, the Jornal do Ceará, among others.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEdições Escolarespt_BR
dc.subjectHistória do livro e da leitura no Cearápt_BR
dc.subjectJoaquim Nogueirapt_BR
dc.subjectCotidiano no Instituto de Humanidadespt_BR
dc.subjectJoaquim Nogueirapt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Estudo e ensino(Primário) - Fortaleza(CE) - Séc.XXpt_BR
dc.subjectLivros e leitura - Estudo e ensino(Primário) - Fortaleza(CE) - Séc.XXpt_BR
dc.subjectNogueira,Joaquim da Costa,1866-1935pt_BR
dc.subjectInstituto de Humanidades de Fortalezapt_BR
dc.subjectFortaleza(CE) - Usos e costumes - Séc.XXpt_BR
dc.titleJoaquim Nogueira, práticas de leituras no Instituto de Humanidades de Fortaleza, edições escolares e a cultura cearense nas três primeiras décadas do Século XXpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho de tese resulta da pesquisa sobre os livros que tratam da cultura cearense para a escola básica, no Ceará, nas três primeiras décadas do século XX. Para tanto, partiu-se das experiências e das edições escolares produzidas por Joaquim Nogueira e utilizadas por professores e alunos do Instituto de Humanidades. Nesse período, o diretor, do mais tarde denominado Colégio Nogueira, publicava diversas edições de caráter didático como o Baralho Aritmético, as Lições progressivas de primeiras letras, o Jornal Bandeirantes, a Revista Escolar e o livro de leitura Anno Escolar. A constituição de sentidos, práticas, apropriações e estratégias do editor para compor e manter as suas edições é a problemática que emerge tanto por meio da análise das leituras dos alunos quanto da organização do livro Anno Escolar. A história cultural do livro e da leitura, notadamente as contribuições de Roger Chartier, Michel de Certeau, Daniel Fabre, Alain Choppin, Anne-Marie Chartier e Jean Hébrard, inspiram o trabalho de construção teórica e abordagem metodológica. As produções da historiografia brasileira do livro e da leitura, a exemplo das pesquisas de Tania Regina de Luca, Arlette Medeiros Gasparello e Circe Maria Bittencourt, também são fundamentais para este trabalho e abordagem. As fontes utilizadas são: o Livro de Partes do Colégio Nogueira, o livro Vida Escolar do Colégio Nogueira, a Revista Escolar do Instituto de Humanidades, o livro Anno Escolar do Instituto de Humanidades, o Jornal do Ceará, entre outras.pt_BR
dc.title.enJoaquim Nogueira, practice readings at the Instituto de Humanidades of Fortaleza, Ceará scholarly editions and culture in the first three decades of the twentieth centurypt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_Tese_AGLSilva.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.