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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34072
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Editorial: dossiê arte e dizibilidade |
Autor(es): | Costa, Pablo Assumpção Barros Araújo, Galciani Maria Neves de |
Palavras-chave: | Escrita;Conceitos;Radicalismo |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes |
Citação: | COSTA, Pablo Assumpção Barros; ARAÚJO, Galciani Maria Neves de. Editorial: dossiê arte e dizibilidade. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-4, 2018. |
Resumo: | Em uma carta escrita a Antonin Artaud, fragmento de sua correspondência fabulatória publicada nesta edição da Vazantes, a pesquisadora, professora e escritora brasileira Ana Kiffer refere-se à copiosa produção textual deste indispensável pensador francês como uma “intensidade escriturária” que convoca e sustenta os “estados-limite da criação” que ele posteriormente viria a chamar de corpo sem órgãos. A escrita em Artaud não foi, não poderia jamais ter sido, uma máquina de representação, mas sim e necessariamente uma operação material, uma conjuração. Essa intensidade escriturária, que depois ajudou a gestar alguns dos pensamentos e conceitos mais radicais e transformadores da filosofia ocidental do século XX, desloca “a escrita” de uma vez por todas do regime linguístico para o corpóreo, criando consequências e possibilidades epistemológicas inéditas para a pesquisa em artes. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34072 |
ISSN: | 2594-5491 |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas |
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