Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34016
Tipo: | TCC |
Título: | Um Algoritmo para o problema de roteirização de veículos com frota heterogênea |
Autor(es): | Andrade, Matheus Diógenes |
Orientador: | Aragão Junior, Dmontier Pinheiro |
Coorientador: | Rebouças, Ramom Santana |
Palavras-chave: | Problema de Roteirização de Veículos;Roteirização;Frota Heterogênea;Algoritmo VND |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | ANDRADE, Matheus Diógenes. Um algoritmo para o problema de roteirização de veículos com frota heterogênia. 2018. 52 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Software) – Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2018 |
Resumo: | No processo de distribuição é necessário fazer a entrega de bens e serviços para clientes dispersos geograficamente, nesse processo encontra-se o Vehicle Routing Problem (VRP). O VRP, ou Problema de Roteirização de Veículos, é o nome de uma classe de problemas para definir a sequência de visita a clientes dispersos geograficamente com um conjunto finito de veículos a partir de um depósito comum. Para resolver este problema e analisar os resultados obtidos, foi desenvolvido um algoritmo utilizando a meta-heurística Variable Neighborhood Descent (VND), ou Descida em Vizinhança Variável, o qual foi aplicado em instâncias conhecidas na literatura e realizado um benchmarking com outros algoritmos. Esse problema aplica-se na prática em coleta de peças automobilísticas, coleta de lixo industrial, coleta de lixo residencial, limpeza de ruas, e entre outras situações. Os VRPs receberam muita atenção nos últimos anos devido a sua aplicabilidade e sua importância econômica na determinação de estratégias eficientes, com o objetivo de reduzir os custos operacionais. Os resultados obtidos com o algoritmo proposto foram próximos dos algoritmos estudados no benchmarking realizado. Contudo, superando alguns destes algoritmos em apenas uma das instâncias das oito instâncias utilizadas |
Abstract: | In logistic distribution process is necessary deliver goods and services to geographically dispersed customers, in this process is found the Vehicle Routing Problem (VRP). The Vehicle Routing Problem (VRP), is the name of a problems class to define a sequence of visits to customers geographically dispersed with a finite set of vehicles from a common depot. To solve this problem, a algorithm was developed using the Variable Neighborhood Descent (VND) metaheuristic, comparing the results with some literature instances. The problem applies in practice on auto parts collection, industrial trash collection, residential trash collection, street cleaning, and other situations. The VRPs received many attention in the lasts years due to applicability and the economic importance in efficient strategies determination, with the objective of reduce the operational costs. The results of proposed algorithm were competitive to the algorithms studied. However, overcoming some of these algorithms in only one instance of the eight instances used. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34016 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_mandrade.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.