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dc.contributor.advisorCunha Júnior, Henrique Antunes-
dc.contributor.authorOliveira, Leyla Beatriz de Sá-
dc.date.accessioned2012-07-20T14:42:01Z-
dc.date.available2012-07-20T14:42:01Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, L. B. S. ; CUNHA JÚNIOR, H. A. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3399-
dc.descriptionOLIVEIRA, Leyla Beatriz de Sá. Cultura afroceaense: um estudo sobre africanidades, educação e currículo numa escola pública de Fortaleza. 2011. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists of a participatory research in a public school in Fortaleza. It has empirical character and its main objective is to contribute to the implementation of Federal Law 10.639/03 by conducting interactive activities with students in the afternoon classes with the groups of children from infant education to 5th period. The purpose of this research was to create mechanisms for recovery the Black Culture in this school. Concern to the stigma that state of Ceara "has not black people here”, many students deny their ethnic origins, which makes it more difficult the actions directed to the recovery of history and Afro-Brazilian and African culture in our state. Another factor cited as relevant that interfere negatively in the ethno-racial relations in the school, leveraging prejudices, is the almost total invisibility of black characters in the media and literature, and when they exist, deal with irrelevant or malignant roles. The activities at school were anti racist. To this end, they sought to fit especially in the areas of literature, history and art education, which are considered priorities in the school context by Federal Law 10.639/03. As the final analysis, it was possible to see how students reacted positively to the introduction of content about African people and their descent. Furthermore, it was noticed significant changes in the school as an attempt to ensure the continuity of recovery of Black culture.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEscola -Cearápt_BR
dc.subjectCultura africanapt_BR
dc.subjectCultura Afrodescendentept_BR
dc.subjectSchool - Cearápt_BR
dc.subjectAfrican Culturept_BR
dc.subjectAfrican Descent Culturept_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Fortaleza(CE) - Estudos interculturaispt_BR
dc.subjectEducação multicultural - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectÁfrica - Civilização - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFortaleza(CE) - Relações raciaispt_BR
dc.titleCultura afroceaense: um estudo sobre africanidades, educação e currículo numa escola pública de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho consiste em uma pesquisa participante realizada em uma escola pública municipal de Fortaleza. Possui caráter empírico e tem como principal objetivo contribuir para a aplicação da Lei Federal n. 10.639/03 através da realização de atividades interativas com os alunos do período da tarde das turmas de infantil ao 5º ano. A proposta das oficinas foi criar mecanismos de valorização da cultura negra nessa escola. Estando o estado do Ceará sob o estigma de que “aqui não há negros”, muitos alunos e professores negam seu pertencimento étnico, o que dificulta as ações direcionadas à valorização da História e Cultura Africana e Afro-brasileira em nosso estado. Outro fator citado relevante que interfere de forma negativa nas relações étnico-raciais dentro da escola, alavancando preconceitos, é a quase que total invisibilidade de personagens negros na mídia e na literatura, ou quando existem, ocupam papéis irrelevantes ou malignos. As atividades realizadas na escola tiveram caráter antirracista e evidenciaram o negro como figura de destaque. Para tanto, elas procuraram se enquadrar especialmente nas áreas de Literatura, História e Educação Artística, sendo estas consideradas prioritárias no contexto escolar pela Lei Federal n. 10.639/03. Como análise final, foi possível verificar como os alunos reagiram de forma positiva com a introdução de conteúdos sobre as populações africanas e afrodescendentes. Ademais, ocorreram mudanças significativas na escola como tentativa de garantir a continuidade de atividades de valorização da cultura negra.pt_BR
dc.title.enAfrocearense culture: a study on African education and curriculum in a public school of Fortalezapt_BR
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