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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFalcão, Anna Karolina-
dc.contributor.authorMacedo Filho, José Aloisio-
dc.contributor.authorSilva, Maria Auricélia da-
dc.date.accessioned2018-07-16T17:35:04Z-
dc.date.available2018-07-16T17:35:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFALCÃO, A. K.; MACEDO FILHO, J. A.; SILVA, M. A. d. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33949-
dc.descriptionFALCÃO, Anna Karolina et al. Aprender brincando: mídias digitais na educação infantil (ação de extensão: tecnologias digitais na educação infantil: ludicidade e aprendizagem; nº cp.2016 pj.0267). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.titleAprender brincando: mídias digitais na educação infantil (ação de extensão: tecnologias digitais na educação infantil: ludicidade e aprendizagem; nº cp.2016 pj.0267)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO acesso a recursos digitais e à Internet é uma prática comum entre as crianças da sociedade contemporânea. Antes mesmo de entrarem para a escola, elas acessam mídias digitais, especialmente as tecnologias móveis e realizam muitas atividades, de modo a serem inseridas na cultura digital desde a mais tenra idade. Essa realidade interfere na maneira como os professores pensam e desenvolvem práticas pedagógicas com suporte digital desde a Educação Infantil. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu em investigar os interesses das crianças pelo uso de recursos digitais, como os utilizam em seu cotidiano e o tempo que consomem em atividades dessa natureza. Este objetivo constitui a primeira etapa do desenvolvimento do Projeto de Extensão intitulado Tecnologias Digitais na Educação Infantil: ludicidade e aprendizagem, que investigou os interesses e atividades desenvolvidas pelas crianças em relação ao uso de recursos digitais. O paradigma interpretativo e a abordagem quali-quantitativa constituíram o esteio à pesquisa. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado aos familiares de crianças de três a cinco anos de idade, a fim de sondar os interesses e usos que elas fazem dos recursos digitais aos quais têm acesso. O locus da pesquisa foi a Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC). Os dados quantitativos foram tratados e organizados em gráficos, tendo como suporte a planilha Excel, etapa que favoreceu a análise qualitativa. Dentre as tecnologias mais usadas pelas crianças encontram-se as móveis, notadamente o smartphone e o tablet, porque são mais comuns, acessíveis, fáceis de conduzir e manusear. Os resultados indicaram que as crianças demonstram grande familiaridade com as tecnologias digitais, o que possibilita ao professor utilizá-las como recurso pedagógico.pt_BR
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