Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges Neto, Hermínio-
dc.contributor.authorBarbosa, Gardênia Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2012-07-20T11:55:50Z-
dc.date.available2012-07-20T11:55:50Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationBARBOSA, Gardênia Maria de Oliveira. As representações de alimentação no ensino fundamental. 2007. 244f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3373-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectEducação alimentarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectAlimentaciónpt_BR
dc.subjectEducación alimentarpt_BR
dc.subjectEnseño fundamentalpt_BR
dc.subjectRepresentaciones socialespt_BR
dc.subjectCrianças - Fortaleza(CE) - Nutriçãopt_BR
dc.subjectHábitos alimentares - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEstudantes - Nutrição - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectPolítica alimentar - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectMerenda escolar - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectComunidade e escola - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleAs representações de alimentação no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA tese analisa as representações de alimentação de alunos, seus pais e educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental de três escolas com diferentes vivências alimentares na cidade de Fortaleza. Foram investigadas uma escola pública da rede municipal de ensino, que utiliza a merenda escolar oferecida pelo Governo Municipal, uma escola privada, que faz uso de cantina diversificada e uma creche-escola privada, que oferece alimentação preparada na própria escola, orientada e supervisionada por nutricionista. A partir do referencial teórico da Teoria das Representações Sociais, foram colhidas elaborações sobre o ato de comer bem, a alimentação saudável e não saudável, e acerca da educação alimentar. Os hábitos alimentares dos alunos e seus componentes familiares foram avaliados, contemplando a rotina alimentar durante a semana, nos finais de semana e nas férias escolares. Foram entrevistados cento e nove (109) sujeitos, sendo quarenta e dois (42) alunos, trinta e quatro (34) mães, dois (02) pais e trinta e um (31) educadores. Os resultados indicam que as representações do ato de comer bem delineiam aspectos socioeconômicos e culturais significantes, além daqueles referentes às preferências alimentares e às expressões emocionais. As três escolas investigadas evidenciaram diferentes vivências alimentares no contexto educacional, apresentando abordagens pedagógicas peculiares referentes à educação alimentar. A proposta de se trabalhar a alimentação saudável de modo mais sistematizado, coerente e mais bem planejado foi bem recebida pelos pais dos alunos e pelos educadores, sendo observada a necessidade de uma orientação específica para o melhor preparo dos professores. Sugere ainda um trabalho interdisciplinar, sendo a educação reconhecida como canal viabilizador de um conhecimento que provoque a conscientização a respeito do valor da alimentação como um dos direitos humanos básicos, contemplando as características individuais e coletivas de cada povo.pt_BR
dc.description.abstract-esEl trabajo analiza las representaciones de alimentación de alumnos, sus padres y educadores de las series iniciales del enseño fundamental de tres escuelas con distintas vivencias alimentares en la ciudad de Fortaleza. Fueron investigadas una escuela pública de la red municipal de enseño, que utiliza la merienda escolar ofrecida por el gobierno municipal, una escuela privada que hace uso de cantina diversificada y una escuela integral para nenes, también privada, que ofrece una alimentación hecha en la propia escuela, orientada y fiscalizada por nutricionista. A partir del referencial teórico de la teoría de las representaciones sociales, fueron cogidas elaboraciones sobre el comer bien, la alimentación saludable y no saludable, y sobre la educación alimentar. Los hábitos alimentares de los alumnos y sus familiares fueron avaluados, contemplando la rutina alimentar durante la semana, en los finales de semana y en las vacaciones escolares. Fueron entrevistados ciento nueve (109) sujetos, siendo cuarenta y dos (42) alumnos, treinta y cuatro (34) madres, dos (02) padres y treinta y uno (31) educadores. Los resultados indican que las representaciones del comer bien delinean aspectos socio-económicos y culturales significantes, además de aquellos referentes a las preferencias alimentares y a las expresiones emocionales. Las tres escuelas investigadas evidenciaron distintas vivencias alimentares en el contexto educacional, presentando abordajes pedagógicas peculiares referentes a la educación alimentar. La propuesta de trabajarse la alimentación saludable de forma más sistematizada, coherente y mejor planeada fue bien recibida por los padres de los alumnos y por los educadores, siendo observada la necesidad de una orientación específica para el mejor preparo de los profesores. Sugiere aún un trabajo que se haga juntamente con otras disciplinas, siendo la educación reconocida como canal de viabilidad de un conocimiento tal que provoque una mejor consciencia sobre el valor de la alimentación en cuanto uno de los derechos humanos básicos, contemplando las características individuales y colectivas de cada pueblo.pt_BR
dc.title.enLas representaciones de alimentación de las series iniciales del enseño fundamentalpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Tese_GMOBarbosa.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.