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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3350
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares | - |
dc.contributor.author | Borges, Karine Moura de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-19T14:35:41Z | - |
dc.date.available | 2012-07-19T14:35:41Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Karine Moura de Farias. Dificuldades na leitura e autoconceito infantil. 2008. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3350 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de leitura | pt_BR |
dc.subject | Autoconceito | pt_BR |
dc.subject | Lecture | pt_BR |
dc.subject | Difficultés de lecture | pt_BR |
dc.subject | Auto-concept | pt_BR |
dc.subject | Inabilidade na leitura – Horizonte(CE) | pt_BR |
dc.subject | Autopercepção em crianças – Horizonte(CE) | pt_BR |
dc.subject | Leitura(Ensino elementar) – Horizonte(CE) – Aspectos psicológiocos | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos – Horizonte(CE) – Atitudes | pt_BR |
dc.title | Dificuldades na leitura e autoconceito infantil. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa tem como objetivo analisar o autoconceito de alunos não-leitores que estudam no terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A análise é baseada em uma perspectiva comparativa entre crianças não-leitoras e crianças leitoras nesta sala de aula. Visa ainda, a analisar as concepções que as crianças não-leitoras e as crianças leitoras têm de si mesmas em sala de aula; observar se as características do autoconceito, expressas através de desenhos têm relação com as habilidades de leitura; analisar as interações da professora, com os alunos não-leitores, os alunos leitores e os demais colegas em atividades de leitura. Trata-se de um estudo realizado com onze sujeitos entre oito e doze anos de idade, seis com dificuldades de leitura e cinco leitores. De natureza qualitativa, recorreu-se à seguinte metodologia: observação e filmagem de algumas aulas de leitura durante um semestre letivo; sessões de aplicação de desenhos, e entrevistas semi-estruradas com os sujeitos, e também com a professora. Os resultados mostram que na classe numerosa as aulas observadas eram repetitivas, pouco inovadoras, geradas pela desmotivação da professora. Todos os alunos não-leitores e três alunos leitores afirmaram que aprender a ler era difícil. Os alunos não-leitores responsabilizavam os colegas e a professora pela pouca ajuda que recebiam, enquanto os leitores responsabilizavam os colegas por não saberem ler, julgando que eram desinteressados, desatentos e pouco dedicados. Indicam ainda uma correlação entre o baixo autoconceito e as dificuldades de leitura e entre um autoconceito positivo e a habilidade de ler. A escola não favorece o desenvolvimento de um autoconceito positivo, especialmente para aqueles que ainda não lêem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2008_Dis_KMFBorges.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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