Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3340
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bezerra, José Arimatéa Barros | - |
dc.contributor.author | Cortonesi, Leandro Masuda | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-19T14:04:47Z | - |
dc.date.available | 2012-07-19T14:04:47Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | CORTONESI, Leandro Masuda. Bioenergia oriental e educação física. 2011. 151 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3340 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Bioenergia Oriental | pt_BR |
dc.subject | Tao | pt_BR |
dc.subject | Yin | pt_BR |
dc.subject | Yang | pt_BR |
dc.subject | Ki | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Hado | pt_BR |
dc.subject | Bioenergética | pt_BR |
dc.subject | Filosofia oriental | pt_BR |
dc.subject | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Corpo e mente | pt_BR |
dc.subject | Educação física – Estudo e ensino (Superior) | pt_BR |
dc.subject | Educação física – Brasil – Currículos | pt_BR |
dc.subject | Yin-yang | pt_BR |
dc.subject | Educação física – Brasil – Currículos | pt_BR |
dc.title | Bioenergia Oriental e Educação Física | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Pesquisa sobre Bioenergia Oriental e suas possíveis relações com os cursos superiores de Educação Física. A tese busca a inclusão de conceitos relacionados à visão oriental da Bioenergia nos currículos dos cursos superiores de Educação Física, buscando contribuir com a percepção de corpo/mente como indissociáveis. A introdução apresenta um breve percurso pessoal de envolvimento do autor com o tema. O capítulo I fornece esclarecimentos acerca das diferenças iniciais sobre Bioenergia Ocidental e Oriental, para então ingressar em análise epistemológica ocidental. Esta análise trata do nascimento da ciência grega, problemas da medievalidade, do método cartesiano com ênfase no divórcio entre corpo e mente, e de alguns sérios problemas ainda não resolvidos: os problemas da hipótese, do controle das variáveis e da indução. O capítulo se finda com possibilidades curriculares da Educação Física. O capítulo II apresenta a epistemologia oriental, levantando as noções sobre a ciência do Extremo Oriente, e abordando os conceitos de Tao, Yin e Yang, para posteriormente ingressar no cerne da Bioenergia Oriental: o conceito de Ki. A partir do Ki, aborda-se o teste manual do círculo de energia, que é uma forma direta de analisar diminuições locais de Ki; explica-se a Teoria dos Meridianos e suas possibilidades de atuação prática, visto que a mesma serve de base para diversas terapias, como a acupuntura e shiatsu; e apresenta-se as relações da Bioenergia com a respiração, como as realizadas na arte-marcial Hapkido, uma respiração que estimula o Ki, aquecendo e energizando o organismo. Posteriormente são apresentados os estudos realizados com a energia Hado. Por fim, apresenta dificuldades epistemológicas e algumas possibilidades para a Educação Física em busca desta conexão perdida entre corpo-mente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_Tese_LMCortonesi.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.