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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3335
Tipo: | Dissertação |
Título: | Reestruturação produtiva e qualificação profissional: história, caminhos e o papel da educação no Banco do Brasil |
Título em inglês: | Productive reorganization and professional qualification: history, ways, and the paper of the education in the Bank of Brazil |
Autor(es): | Bezerra, Ari Feijó |
Orientador: | Arrais Neto, Enéas de Araújo |
Palavras-chave: | Reestruturação-produtiva;Qualificação Profissional;Automação;Productive Reorganization;Automation;Professional Qualification;Responsabilidade dos empregadores na educação - Fortaleza (CE);Bancários - Treinamento - Avaliação - Fortaleza (CE);Qualificações profissionais - Fortaleza (CE);Bancos - Automação;Banco do Brasil |
Data do documento: | 2006 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | BEZERRA, Ari Feijó. Reestruturação produtiva e qualificação profissional: história, caminhos e o papel da educação no Banco do Brasil. 2006. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006. |
Resumo: | Neste trabalho procuramos abordar, dentro do tema qualificação profissional, o papel da educação na empresa estatal Banco do Brasil, face às reestruturações do capital, a partir da transição da ditadura militar até a atualidade. A educação profissional brasileira se organiza paralelamente a do sistema escolar e abrange, além da preparação para o mercado de trabalho, a própria formação do trabalhador para o exercício de suas funções no ambiente de trabalho. A formação profissional, dentro da educação, engloba os processos que permitem ao ser humano adquirir e desenvolver conhecimentos que envolvem teorias e técnicas relacionadas à produção de bens e serviços, independente desse processo acontecer nas escolas ou nas empresas. Diante das mudanças do capital – histórias e caminhos - a partir da abertura econômica e das sucessões presidenciais, que determinam as nomeações nos ministérios e estatais, procuramos pesquisar qual o papel da educação nessa empresa de economia mista - ora procurando cumprir sua função pública, ora pretendendo atender às metas e aos anseios privados. |
Abstract: | In this work we try to treat, inside of the subject professional qualification, the role of the education in the state-owned company “Banco do Brasil”, face to the reorganizations of the capital, from the transistion of the military dictatorship until the present time. The professional formation, inside of the education, englobe the processes that allow the human being to acquire and to develop knowledge that involve theories and techniques related to the production of goods and services, independent of this process to happen in the schools or the companies. The Brazilian professional education is organized parallel to the school system and encloses, beyond the preparation for the work market, the proper formation of the worker for the exercise of its functions in the work environment. Facing the changes of the capital, from the economic opening and of the presidential successions that determine the nomination in the state and ministries, we made a research of the role of the education in this company of mixing economy - however taking care of to the public yearnings of citizens (government, customers and employees), together with the private necessities of its customers and shareholders. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3335 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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