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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Indicadores educacionais e de renda e sua relação com pobreza e indigência no semiárido brasileiro
Título em inglês: Educational and income indicators and their relation to poverty and indigence in the brazilian semiarid
Autor(es): Silva, Marta Maria Aguiar Sisnando
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Palavras-chave: Educação;Desigualdade;Pobreza;Semiárido
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista Econômica do Nordeste
Citação: SILVA, Marta Maria Aguiar Sisnando; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales. Indicadores educacionais e de renda e sua relação com pobreza e indigência no semiárido brasileiro. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 46, n. 2, p. 117-132, 2015.
Resumo: A pobreza e a desigualdade têm raízes muito profundas com efeitos em cascata formando um círculo vicioso, onde o déficit educacional repercute significativamente no acesso ao mercado de trabalho, consciência crítica, oportunidades e liberdade de escolha das pessoas. Esse artigo objetiva provocar reflexão acerca da relevância da educação formal no processo de redução dos níveis de indigência, pobreza e desigualdade de renda das pessoas no Semiárido. Para tanto foi utilizada Análise Fatorial, técnica multivariada, que permite avaliar simultaneamente diversas variáveis e estimar os fatores comuns que são subjacentes às variáveis originais e não diretamente observáveis, que possam explicar suas correlações. Utilizaram-se dados secundários extraídos do Atlas do Desenvolvimento Humano 2013 (PNUD). Obteve-se a matriz de correlação entre as variáveis, que corroborou a hipótese de que o analfabetismo, baixos níveis de escolaridade e os pífios resultados alcançados no desenvolvimento da educação estão associados aos indicadores de pobreza e indigência no semiárido brasileiro, concluindo-se que para se avançar na trajetória de superação da indigências e pobreza, é imprescindível a adoção de políticas de melhoria do sistema educacional.
Abstract: Poverty and inequality have very dep roots with in fact in cascading making a vicious circle, where educational decrease to reverberate significantly in the acess to market of work, critical conscience, opportunities and freedom of choice of the people. This article intends to reflect aboout importance of formal education in the process decrease of levels of indigence, poverty and inequality of income of people of semiarid. For that it was used factory analysis, multivariate technical which permit to evaluate on the same time a lot of variables and esteem common factors which are underlying to the original variables and not directly remark that can explain their correlations. Employed data of human deveolpment atlas 2013 (PNUD). We achieyed correlations matrix between variables which confirmed the hypothesis of that illiteracy, small levels of schooling and low results achieved in education development are associated with poverty in Brazilian semiarid, concluding that to progress in the course of overcome of indigence and poverty, we have to deveolp policies to improve Bazilian educational system mainly the basic educatioin.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33346
ISSN: 0100-4956
2357-9226
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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