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dc.contributor.authorSilva, Marta Maria Aguiar Sisnando-
dc.contributor.authorLima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales-
dc.date.accessioned2018-06-29T19:11:55Z-
dc.date.available2018-06-29T19:11:55Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Marta Maria Aguiar Sisnando; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales. Indicadores educacionais e de renda e sua relação com pobreza e indigência no semiárido brasileiro. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 46, n. 2, p. 117-132, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn0100-4956-
dc.identifier.issn2357-9226-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33346-
dc.description.abstractPoverty and inequality have very dep roots with in fact in cascading making a vicious circle, where educational decrease to reverberate significantly in the acess to market of work, critical conscience, opportunities and freedom of choice of the people. This article intends to reflect aboout importance of formal education in the process decrease of levels of indigence, poverty and inequality of income of people of semiarid. For that it was used factory analysis, multivariate technical which permit to evaluate on the same time a lot of variables and esteem common factors which are underlying to the original variables and not directly remark that can explain their correlations. Employed data of human deveolpment atlas 2013 (PNUD). We achieyed correlations matrix between variables which confirmed the hypothesis of that illiteracy, small levels of schooling and low results achieved in education development are associated with poverty in Brazilian semiarid, concluding that to progress in the course of overcome of indigence and poverty, we have to deveolp policies to improve Bazilian educational system mainly the basic educatioin.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Econômica do Nordestept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectSemiáridopt_BR
dc.titleIndicadores educacionais e de renda e sua relação com pobreza e indigência no semiárido brasileiropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pobreza e a desigualdade têm raízes muito profundas com efeitos em cascata formando um círculo vicioso, onde o déficit educacional repercute significativamente no acesso ao mercado de trabalho, consciência crítica, oportunidades e liberdade de escolha das pessoas. Esse artigo objetiva provocar reflexão acerca da relevância da educação formal no processo de redução dos níveis de indigência, pobreza e desigualdade de renda das pessoas no Semiárido. Para tanto foi utilizada Análise Fatorial, técnica multivariada, que permite avaliar simultaneamente diversas variáveis e estimar os fatores comuns que são subjacentes às variáveis originais e não diretamente observáveis, que possam explicar suas correlações. Utilizaram-se dados secundários extraídos do Atlas do Desenvolvimento Humano 2013 (PNUD). Obteve-se a matriz de correlação entre as variáveis, que corroborou a hipótese de que o analfabetismo, baixos níveis de escolaridade e os pífios resultados alcançados no desenvolvimento da educação estão associados aos indicadores de pobreza e indigência no semiárido brasileiro, concluindo-se que para se avançar na trajetória de superação da indigências e pobreza, é imprescindível a adoção de políticas de melhoria do sistema educacional.pt_BR
dc.title.enEducational and income indicators and their relation to poverty and indigence in the brazilian semiaridpt_BR
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