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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33331
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Dis-locar la materia, re-orientar el presente. Sobre Neltume señala el camino (2016) de Araya-Carrión |
Autor : | Barros, César Macaya, Ángeles Donoso |
Palabras clave : | Barad, Karen Michelle, 1956-;Matéria;Espaços de memória |
Fecha de publicación : | 2017 |
Editorial : | Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes |
Citación : | BARROS, César; MACAYA, Ángeles Donoso. Dis-locar la materia, re-orientar el presente. Sobre Neltume señala el camino (2016) de Araya-Carrión. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 60-84, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | A intervenção Neltume señala el camino do coletivo artístico Araya-Carrión, em uma ex-casa de tortura e extermínio em Santiago do Chile nos convida a considerar a história e sua relação com a memória orientados pela matéria, em particular pelo serragem. Nossa leitura, inspirada em perspectivas feministas pós-humanistas e neo-materialistas, seguem o percurso desta intervenção que conjuga tempos (presente e passado, os tempos da colonização, a opressão, a tortura e o extermínio, e os tempos de resistência coletiva) e espaços (o aqui o acolá, o centro e a periferia, Neltume e Santiago) no acúmulo de serragem, resíduo e testemunho da história. Há outros objetos que entram em ‘agenciamento’ ou ‘intra-ação’ (Barad, Performatividade Pós-Humanista com a serragem: fotografias de arquivo, luvas de trabalho abandonadas. Estes objetos, metonímias de Neltume, são ressignificadas ao serem des-locados e situados no edifício da rua Londres, n. 38. Diagramas, mapas e instalações audiovisuais outorgam um novo enquadramento a estes objetos e conectam as diferentes histórias de luta política, resistência (humana e não humana) e repressão que têm marcado e seguem marcando estes dois lugares, Neltume (na periferia) e Londres 38 (no centro). |
Abstract: | The intervention Neltume señala el camino by artistic collective Araya- Carrión in a former torture and extermination house in Santiago, Chile, invites us to considering history and its relationship with memory orientated by matter, in particularly by sawdust. Our reading, inspired in post-humanist and neo-materialist feminist perspectives, follows the course of this intervention that combines different temporalities (present and past, the times of colonization, oppression, torture and extermination, and also the times of collective resistance) and spaces (here and there, the center and the periphery, Neltume and Santiago) in the cluster of sawdust, both residue and witness of history. There are other objects that become entangled or ‘intra-act’ (Barad, “Posthumanist Performativity”) with sawdust, for instance, archival photographs and abandoned work gloves. These objects, metonymies of Neltume, are re-signified in their dis-location and placement in Londres 38, a space of memory. Diagrams, maps and audiovisual installations give a new framework to these objects and connect the different histories of political struggle, forms of resistance (both human and nonhuman) and repression that have marked and continue to mark these two places, Neltume (on the periphery) and Londres 38 (in the center). |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33331 |
ISSN : | 2594-5491 |
Aparece en las colecciones: | PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas |
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