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Tipo: TCC
Título : Concursos públicos para o cargo de bibliotecário: análise comparativa das questões discursivas com os planos de ensino das disciplinas do Curso de Biblioteconomia da UFC
Autor : Seabra, Nádia Helena Nunes
Tutor: Sales, Odete Máyra Mesquita
Palabras clave : Concurso público;Questões discursivas;Plano de ensino do Curso de Biblioteconomia da UFC;Public tender;Discursive questions;Teaching plan of the UFC Biblioteconomy course
Fecha de publicación : 2017
Citación : Seabra, N. H. N.; Sales, O. M. M. (2017)
Resumen en portugués brasileño: Aborda as questões discursivas de provas de concursos para o cargo de Bibliotecário, comparando-as aos planos de ensino das disciplinas das unidades curriculares do curso de graduação de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Ceará. A procura por estabilidade em cargos públicos vem aumentando, mesmo com a diminuição do número de vagas disponibilizadas nos editais, se comparado aos anos anteriores. Os concursos públicos existentes nas esferas federal, estadual e municipal, passam a ser uma boa oportunidade de emprego, um atrativo pela estabilidade almejada, com flexibilização na jornada de trabalho e, algumas vezes, bons salários. Em seguida, apresenta o contexto histórico do curso de Biblioteconomia no Brasil e no Ceará, o plano de ensino das principais disciplinas temáticas, utilizando como parâmetro de classificação das questões discursivas os seis principais eixos temáticos de acordo com os planos de ensino de todas as disciplinas do curso de Biblioteconomia da UFC. Apresenta como objetivo geral: identificar e analisar se os conteúdos das questões discursivas apresentadas nas provas de concursos em âmbito nacional, no período de 2005 a 2017, são abordados nos planos de ensino e estão incluídos na bibliografia dos programas de disciplinas ofertadas no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa se caracteriza como exploratória-descritiva, com abordagem quali-quantitativa e uso das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Utiliza para a análise dos dados a técnica de análise de conteúdo, baseado na bibliografia de Laurence Bardin, utilizando a descrição de 5 questões discursivas, selecionadas entre as 129. Os resultados mostram que após a seleção e classificação de todas as questões levantadas, obtivemos um total de 121 das quais foram possíveis identificar as bibliografias que responderiam ao tema dessas e que constavam nos planos de ensino, porém, apenas 11 delas não constavam nas bibliografias dos planos. Conclui que os planos de ensino englobam quase todos os assuntos essenciais para a formação do Bibliotecário, cujas teorias e práticas favorecem o bibliotecário que souber abstrair o máximo de informações do seu percurso acadêmico, e que saiba fazer uso das bibliografias desses planos como base para futuros estudos, dentre eles, para as provas discursivas específicas de concursos da área.
Abstract: The search for stability in public office has increased, despite the decrease in the number of places offered in the notices, compared to previous years. Public tenders in the federal, state and municipal spheres are a good job opportunity, an attraction for the desired stability, flexibility in working hours and sometimes good salaries. Given these facts, it addresses the issues discursive contests of evidence for the position ofLibrarian, comparing them to the teaching plans of the subjects of the courses of Biblioteconomy degree course, of the Federal University of Ceará. Then presents the historical context Librarianship course in Brazil and Ceará, the teaching plan of the main thematic disciplines using as classification parameter of the discursives issues the six main thematic axes according to the teaching plan of Biblioteconomy of the UFC. It presents as a general goal: to analyze if the content of the discursive issues presented in the national competition, between 2005 and 2017, are addressed in the teaching plans and are included at the bibliography of the schedule offered in the course of Biblioteconomy at the Federal University of Ceará. The research is characterized like exploratory-descriptive with an qualitative-quantitative approach and use of bibliographic and documentary research techniques. It uses for data analysis the content analysis technique, based on Laurence Bardin’s bibliography, using the description of 5 discursive questions, selected among the 129. The results show that after the selection and rating of all the raised questions, we reach a total of 121 questions that were possible to identify the bibliographies that would answer to the theme of the questions and which were in the teaching plans, however only 11 questions didn’t reported at the bibliography of the plans. It concluded that the teaching plans incorporate all the subjects essential to the Librarian’s formation, whose theories and practices favor the Librarian who know to extract the maximum of information in your academic time, and that knows how to use the bibliographies of the plans based in future studies, among them, to specific discursive exams of the area.
Descripción : SEABRA, Nádia Helena Nunes. Concursos públicos para o cargo de bibliotecário: análise comparativa das questões discursivas com os planos de ensino das disciplinas do Curso de Biblioteconomia da UFC. 2017. 67f. Monografia (TCC) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2017.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33242
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