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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaciel, Alessandra de Oliveira-
dc.contributor.authorMagalhães Junior, Antonio Germano-
dc.contributor.authorSilva Neta, Maria de Lourdes da-
dc.date.accessioned2018-06-28T12:28:00Z-
dc.date.available2018-06-28T12:28:00Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMACIEL, Alessandra de Oliveira; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; SILVA NETA, Maria de Lourdes da. Conhecimento avaliativo: perspectivas na formação docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOENTE, 6., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2017. p. 15205-15220.pt_BR
dc.identifier.issn2176-1396-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33238-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectConhecimento Avaliativopt_BR
dc.titleConhecimento avaliativo: perspectivas na formação docentept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA temática avaliativa em estado presente nas discussões a respeito do ensino e aprendizagem nas últimas décadas mediante seus diversos âmbitos, seja em larga escala, de projetos e programas, curricular ou do ensino e aprendizagem. Entretanto,ausência de tomada de decisão pelos docentes em relação as dificuldades de aprendizagem dos estudantes apresentadas no processo avaliativo apontam fragilidades nessa área e a necessidade de conhecimento dos professores acerca do conhecimento em avaliação. O objeto investigado nessa pesquisa foi o conhecimento avaliativo dos docentes. Compreendemos que o conhecimento avaliativo constitui-se como elemento indispensável à prática docente tendo em vista possibilitar a reorganização do ensino e aprendizagem a partir de seus resultados auxiliando o redimensionamento da prática formativa. Nesse sentido, propusemos um estudo objetivando compreender a relevância do conhecimento avaliativo na formação de professores, conceituando avaliação do ensino e aprendizagem e descrevendo o conhecimento avaliativo presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para formação docente nos cursos de licenciatura. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, descritiva com referências na cartografia Para coleta de dados utilizamos a análise bibliográfica e documental referentes às DCN, confrontando com os escritos de estudiosos sobre avaliação e formação de professores. O referencial teórico básico ancorou-se nos estudos de Tardif (2008), Nóvoa (1995), Hoffman (2013), Luckesi (2008) e Hadji (2001), dentre outros. Como resultado a pesquisa apontou a necessidade dos docentes de compreender a avaliação do ensino e aprendizagem numa perspectiva processual e reflexiva de sua prática pedagógica nos diversos momentos de formação. Essa atitude reflexiva deverá fazer parte das discussões de todas as disciplinas que compõem a matriz curricular dos cursos de licenciatura, favorecendo, assim, o aperfeiçoamento da ação educativa.pt_BR
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