Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33226
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Tarcilane Fernandes da | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-27T14:53:00Z | - |
dc.date.available | 2018-06-27T14:53:00Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Silva, T. F. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6321 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33226 | - |
dc.description | SILVA, Tarcilane Fernandes da. O gênero tirinhas no livro “Português Linguagens 3” e o trabalho com a leitura. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 159-181, jan./abr. 2018 | pt_BR |
dc.description.abstract | The genre tirinhas, as a text that is constructed eminently through images, contains empty places that must be filled by the reader through connections, inferences, activation of previous knowledge and world. Based on this, we propose this research which has as corpus of analysis the textbook “Portuguese Linguagens 3”, by Cereja and Magalhães (1990, 1994, 2013). Our goal is to analyze whether this manual, through its activities, has led the student to develop and enrich their reading skills. In order to establish a comparative analysis, in a temporal survey of this approach, we investigated 3 editions, analyzing in all 4 strips distributed throughout the editions of 1990, 1994 and 2013. As results, we could perceive that despite the recurrent presence of this genre in the manuals, there was no improvement work on the student’s reading skills, the strips only exemplified grammatical contents. In the few cases in which interpretive activities were proposed, it was confined to a single aspect of this text: the verbal, leaving aside a primordial element in the constitution of this genre, the imagery. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrepalavras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Tirinhas | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos de português | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.title | O gênero tirinhas no livro "Português Linguagens 3" e o trabalho com a leitura | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O gênero tirinhas, como um texto que se constrói eminentemente por meio de imagens, comporta lugares vazios que devem ser preenchidos pelo leitor por meio de conexões, inferências, ativação de conhecimentos prévios e de mundo. Embasados nisso, propomos essa investigação que tem como corpora de análise os livros didáticos “Português Linguagens 3”, de Cereja e Magalhães (1990, 1994, 2013). Nosso objetivo é analisar se estes manuais, por meio de suas atividades, têm levado o aluno a desenvolver e a enriquecer suas habilidades de leitura. Como resultados, pudemos perceber que apesar da recorrente presença desse gênero nos manuais, não houve um trabalho de aprimoramento das habilidades de leitura do aluno, as tiras apenas exemplificavam conteúdos gramaticais. Nos poucos casos em que se propuseram atividades interpretativas, limitaram-se a um único aspecto desse texto: o verbal, deixando-se de lado um elemento primordial na constituição desse gênero, o imagético. | pt_BR |
dc.title.en | The comic strip genre in the book “Português Linguagens 3” and the work with reading | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_tfsilva.pdf | 788,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.