Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenezes, Léia Cruz de-
dc.contributor.authorBoio, Jeremias Abel Graciano-
dc.date.accessioned2018-06-26T15:33:39Z-
dc.date.available2018-06-26T15:33:39Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMenezes, L. C.; Boio, J. A. G. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33193-
dc.descriptionMENEZES, Léia Cruz de; BOIO, Jeremias Abel Graciano. Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 517-533, ago./dez. 2017.pt_BR
dc.description.abstractAdopting the perspective of a linguistic education able to make people more critical, participative and socially active, it is necessary a didactical-pedagogical work with a language-in-function, that is possible only when text genres are considered as objects. From that standpoint, this paper aims to analyze hoe the didactical book used in the 12th period in Angola approaches text genres. Theoretical framework was based in authors as Antunes (2003), Marcuschi (2010) and Rojo & Barbosa (2015). It was realized that although the book Língua portuguesa-12ª classe, by Olga Magalhães, Fernanda Costa and Lília Silva, explores several text genres, the suggested activities based on genres are, not rarely, mechanical exercises for school training of writing or speech, unlinked to real situations of usage.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectText genrespt_BR
dc.titleGêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angolapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa perspectiva de uma educação linguística capaz de tornar as pessoas mais críticas, participativas e atuantes socialmente, entende-se a necessidade de um trabalho didático-pedagógico com uma língua-em-função, o que só é possível se tomarmos como objeto os gêneros textuais. A partir dessa premissa, este artigo objetiva analisar como o livro didático adotado na 12ª classe em Angola aborda os gêneros textuais. Como aporte teórico, utilizaremos os trabalhos de Antunes (2003), Marcuschi (2010) e Rojo & Barbosa (2015). Constatamos que, embora a obra Língua portuguesa-12ª classe, de Olga Magalhães, Fernanda Costa e Lília Silva, explore vários gêneros textuais, as atividades sugeridas a partir dos gêneros são, não raro, exercícios mecânicos de treinamento escolar da escrita ou da oralidade, pois desvinculados de situações reais de uso.pt_BR
dc.title.enTextual genre and teaching: an analysis from Portuguese language high school book from the 12th class from Angolapt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_lcmenezesjagboio.pdf184,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.