Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33150
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Cultura, violência e subjetividade
Autor(es): Sá, Leonardo Damasceno de
Palavras-chave: Segurança pública e a violência;Explicação mecânica (causa-efeito);Compreensão de que a violência
Data do documento: 2011
Citação: Sá, L. D. (2011)
Resumo: É imperativo pensar a segurança pública e a violência com fenômenos complexos, pois escapam de uma explicação mecânica (causa-efeito). Tais manifestações devem ser compreendidas incluindo as redes de significado nas quais agem os indivíduos e as instituições. É o propósito deste livro compreender que a violência e a segurança pública fazem parte de uma totalidade social a ser desvendada. As treze lições aqui presentes são fruto de uma vontade de divulgar e ampliar a consciência particular e coletiva sobre os processos que envolvam situações de violência. Toda uma rede de instituições jurídicas, políticas e sociais atuam para evitar, controlar e punir o crime. O termo lição não está aqui associado a um conteúdo moral e normativo. As lições remetem a uma compreensão de que a violência é complexa e exige um tratamento sociológico do qual não se deduzem soluções simples. Assim, as lições são um recurso para apresentar o crime, a violência, a insegurança, o medo, a justiça, o direito como componentes que integram a vida social. [...]
Descrição: SÁ, Leonardo Damasceno de. Cultura, violência e subjetividade. In: BARREIRA, César; BATISTA, Elcio (org.). (In)segurança e Sociedade. Treze Lições. 1 ed. Campinas: Pontes Editores, 2011. p.105-120.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33150
ISBN: 8571133778
Aparece nas coleções:PPGS - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_capliv_ldsa.pdf9,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.