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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Maria Lúcia de Sousa-
dc.contributor.authorSilva, Tatiana Helena Araújo da-
dc.date.accessioned2018-06-22T15:25:58Z-
dc.date.available2018-06-22T15:25:58Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSILVA, T. H. A. da (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33132-
dc.descriptionSILVA, Tatiana Helena Araújo da. Educação ambiental: a relação entre o saber e a prática na escola de ensino médio Maria Nazaré de Sousa do assentamento Maceió em Itapipoca no Ceara. 2011. 82 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectescola do campopt_BR
dc.subjectmeio ambientept_BR
dc.subjectassentamento ruralpt_BR
dc.titleEducação ambiental: a relação entre o saber e a prática na escola de ensino médio Maria Nazaré de Sousa do assentamento Maceió em Itapipoca no Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Lei Federal Nº 9.795 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) em abril de 1999 enfatizou que a “educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, e deve estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”. Consciente da importância das práticas de Educação ambiental nas Escolas, esta pesquisa buscou abordar os saberes e práticas acerca da Educação Ambiental na Escola de Ensino Médio Maria Nazaré de Sousa localizada no assentamento Maceió, no Município de Itapipoca-Ce. Especificamente, os objetivos se situaram no sentido de conhecer as experiências de Educação Ambiental na escola, discutir o seu papel na formação da consciência ambiental e compreender a relação entre os jovens estudantes assentados e o meio ambiente. A metodologia escolhida para a realização deste trabalho baseia-se na pesquisa qualitativa e quantitativa com caráter exploratório. Para a obtenção de dados foram realizadas entrevistas semi estruturadas e questionários com os professores e aplicação de questionários e realização de oficinas com os alunos. Os resultados obtidos foram analisados e discutidos e conclui-se que as atividades de Educação Ambiental na Escola Maria Nazaré de Sousa estão em fase de implementação, porém pequenas ações já estão acontecendo aos conteúdos escolares dentro das Sales de aula através da produção de textos, pesquisas e seminários. Pôde-se concluir também que alunos e professor estão atentos aos problemas ambientais nos quais estão inseridos, entretanto os mesmo ainda não se sentem capazes para intervir. Diante do exposto acredita-se que práticas de Educação Ambiental são fundamentais na obtenção de conhecimento e habilidades para buscar a transformação local.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

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