Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBodião, Idevaldo da Silva-
dc.contributor.authorFeitosa, Raphael Alves-
dc.date.accessioned2012-07-18T13:02:33Z-
dc.date.available2012-07-18T13:02:33Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationFEITOSA, Raphael Alves. Formação de professores de ciências biológicas na UFC: um estudo de caso a partir do estágio supervisionado. 2010. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3308-
dc.description.abstractWe wrote about the teacher’s education at Universidade Federal do Ceará, Biological Science. We researched the curriculum of the curse, and found the disciplines called Instrumentalization to the Study/Teaching of Science, who works which inter-discipline, and so the Supervision stage. We make some observations on the classroom, and we found some activities, whose we called by “education psycologyed”. In this case, the focus is the person, not the social aspects. Then, the majority of the students think about the curriculum like some discipline together. So, this is a technical vision of the education. We defend that is important to develop a teacher education based in a Reflexive-Engaged work, with a possibility to change the school and the society as well.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectTeacher’s Educationpt_BR
dc.subjectScience Educationpt_BR
dc.subjectSupervision Stagept_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Avaliação - Cearápt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensino (Superior) – Cearápt_BR
dc.subjectProgramas de estágios - Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.titleFormação de professores de ciências biológicas na UFC: um estudo de caso a partir do estágio supervisionadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrRelata alguns aspectos da formação docente no curso de Ciências Biológicas, modalidade de Licenciatura, da Universidade Federal do Ceará. Investigamos a atual organização curricular do curso. Destacamos as disciplinas de Instrumentalização para o Estudo/Ensino de Ciências, as quais possuem como característica a interdisciplinaridade, bem como as disciplinas de estágio supervisionado. Nestas últimas, fizemos observações das aulas e podemos perceber que predominaram nas aulas da disciplina o que denominados de ações da vertente “psicologizante” da educação, com base psicológica, onde o foco é no uso das diversas técnicas individuais. Ainda, compreendemos que os momentos de socialização entre os estagiários da disciplina sobre as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado foram encarados como uma terapia de grupo, ou seja, um momento de diálogo sobre os conflitos que marcam as primeiras experiências na profissão docente. A maioria dos estagiários percebe o currículo do seu curso como sendo um conjunto de disciplinas, e essas dentro de uma perspectiva educacional técnica e aplicacionista. Com base nos dados obtidos, percebemos que o currículo em ação é efetivado pelo corpo docente, que reelabora/reconstrói a proposta curricular formal, e defendemos a reflexão no estágio não pode ser restrita ao plano da individualidade, pelo contrário, as práticas curriculares dos professores formadores devem primar pela reflexão coletiva de todos dos atores sociais envolvidos com a escola, bem como necessitaria levar em consideração os aspectos sócio-culturais mais amplos da sociedade a qual pertence à escola, primando pelo engajamento com a transformação dessa sociedade. Para alimentar essa possibilidade chamamos de professor Profissional Reflexo-Engajado, aquele voltado à escola e à sociedade.pt_BR
dc.title.enTraining teachers of biological sciences at UFC: a case study from the supervised practicept_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_Dis_RAFEITOSA.pdf9,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.