Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33088
Tipo: | TCC |
Título : | O uso de experimentos de baixo custo na primeira série do ensino médio em particular nos conceitos básicos das três leis de Newton |
Autor : | Lima, Ikaro Costa |
Tutor: | Oliveira, Ronaldo Glauber Maia |
Palabras clave : | Física - Estudo e ensino;Física (Ensino médio);Física experimental;Leis de Newton;Didática;Estratégias de aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2015 |
Citación : | LIMA, I.C. O Uso de experimentos de baixo custo na primeira série do ensino médio em particular nos conceitos básicos das três leis de Newton. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Beberibe, 2015. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho teve como objetivo investigar o aprendizado de alunos da 1ª (primeira) série do Ensino Médio, em aulas com o uso de experimentos de baixo custo no ensino de Física, sendo estes direcionados aos conceitos básicos das Leis de Newton. A formação dos alunos do Ensino Médio (EM) tem passado a ser vista de modo diferente nos últimos anos, pois a meta de muitas escolas e professores é fazer com que os alunos passem a ter maior interação, motivação e melhores resultados. Assim, nesse trabalho, usou-se estratégias para adicionar experimentos de baixo custo às metodologias de ensino de Física. Duas metodologias foram aplicadas nesse trabalho. A metodologia tradicionalista, sendo a utilização de quadro branco e pincel com exposição verbal do conteúdo, sem nenhuma participação do aluno durante a aula; e a metodologia Construtivista, onde o aluno participa ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação do tipo, dialogada e com demonstrações práticas. As análises foram feitas com a elaboração de um questionário que foi aplicado aos alunos de duas turmas de primeiro ano. Assim após a avaliação, houve a comparação dos resultados que foram analisados através de percentuais de acertos utilizando gráficos, buscando comprovar que o uso de experimentos de baixo custo facilitou o entendimento de conceitos básicos da Física, no caso desse trabalho, as Leis de Newton. |
Abstract: | The present paper aims to investigate the learning of students of the first (1st) grade of secondary school, in classes with use of low cost experiments in the teaching of physics, latter being directed the basic concepts of Newton's Laws. The formation of high school students (HS) has come to be seen in a different way in the last years, because the goal of many schools and teachers is to make students come to have greater interaction, motivation and better results. Thus, in this work, it uses of these strategies for adding low-cost experiments at methodologies of teaching of Physics. Two methodologies were applied in this work. The methodology traditionalist, as being the use of whiteboard and paint brush with verb exposure of the content, without any participation of the student during class; and methodology Constructivist, where the student participates actively in the apprenticeship itself, by means of the experimentation type, through dialogue and practical demonstrations. The analyzes were made with the preparation of a questionnaire that it was applied to students of two classes of first-year classes. So after evaluation, compare the results were analyzed by percentages of correct answers utilizing graphics, where it was sought to confirm the use of low-cost experiments facilitates the understanding of basic concepts of physics, in the case of this work, Newton's Laws. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33088 |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_iclima.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.