Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33086
Tipo: | TCC |
Título: | Investigar a informática educativa no processo de ensino aprendizagem do magnetismo |
Autor(es): | Souza, Cíntia do Nascimento |
Orientador: | Oliveira, Ronaldo Glauber Maia |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino;Magnetismo;Software educacional;Informática educativa |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | SOUZA, C. N. Investigar a informática educativa no processo de ensino aprendizagem do magnetismo. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Beberibe, 2015. |
Resumo: | A informática educativa dispõe de várias ferramentas, para auxiliar o professor, porém é necessário uma formação para que esse professor consiga trabalhar com essa tecnologia. Foi efetuada uma pesquisa de campo, essa com caráter natureza exploratória. Utilizando como método de procedimento o comparativo. A pesquisa está estruturada da seguinte forma, na turma da manhã foram ministradas aulas de formas expositivas em seguida foi aplicado um questionário (pré- teste) e depois um pós-teste. No caso da turma da tarde, foi ministrado aulas, usando recurso computacional, no caso software selecionado o escolhido foi à simulação. Da mesma forma foi aplicado um pré- teste o pós-teste a fim de comparar o os resultados entre as duas turmas e mostrar que a informática educativa favorece o processo de ensino aprendizagem. No final desta pesquisa foi concluído que a informática educativa contribui para o processo de ensino aprendizado do magnetismo. |
Abstract: | The educational computing offers several tools to help the teacher, but training is required for this teacher can work with this technology. An exploratory field research was carried out. Using procedure as the comparative method. The research is structured as follows on the morning of the class expository forms of classes were taught then a questionnaire was applied (pre-test) and then a post-test, for the afternoon class was taught lessons, using computational resource in the case selected the software was chosen for simulation. Similarly it applied a pre-test post-test to compare the results between the two groups and show that educational computing favors the teaching-learning process. At the end of this research it was concluded that the educational computing contributes to the process of teaching learning of magnetism. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33086 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_cnsouza.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.