Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Ingrid Louback de Castro-
dc.date.accessioned2018-06-18T18:46:51Z-
dc.date.available2018-06-18T18:46:51Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMoura, I. L. C. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn2176-1396-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33073-
dc.descriptionMOURA, Ingrid Louback de Castro. As expectativas dos alunos de didática I: desafios para formação docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23-26 set. 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2013. p. 15406-15417.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectExpectativas dos estudantespt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleAs expectativas dos alunos de didática I: desafios para formação docentept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo geral discutir as e xpectativas expostas pelos alunos ao se matricularem na disciplina Didática I, ofertada nos cursos de licenciatura de uma Universidade Federal, acerca dessa disciplina na formação do professor. A relevância desse tema justifica-se pelo fato de esta ser uma disciplina importante para a reflexão sobre a prática e para a constituição da identidade docente. Para realização deste estudo, distribuímos no primeiro dia de aula, um questionário para 66 alunos de diferentes cursos de licenciatura com a intenção de conhecermos suas visões acerca da Didática e de sua importância na formação docente. A partir das respostas coletadas observamos que quando se matriculam na disciplina, muitos estudantes revelam a expectativa de que a Di dática quebre a superficialidade atribuída por eles à outras disciplinas pedagógicas e traga, finalmente, o tão esperado “livro de receitas” de como o professor deve se comportar em classe, tr ansmitindo os conteúdos escolares e prendendo a atenção dos estudantes. Destarte, desta camos a importância de desmistificar essa visão reducionista da Didática e asseveramos a rele vância de recordamos seu papel no processo de formação do educador para que possamos refletir sobre a nossa prática como professores em exercício e/ou em formação. Com efei to, essa disciplina pedagógica, que estuda as complexidades do processo de ensino e de aprendizagem em sua globalidade, ao superar o reducionismo e a instrumentalidade atribu ídos a ela, certamente contribuirá para a formação de um docente que não apenas transmite con teúdos de forma mecânica, mas que analisa sua atividade de maneira crítica, visando a aprendizagem de seus alunos. Contribuir para essa reflexão, a nosso ver, é um dos desafios da disciplina Didática para a formação docente.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_ilcmoura.pdf142,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.