Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33068
Tipo: Artigo de Evento
Título: Educação, formação de professores e avaliação nas políticas públicas neoliberais
Autor(es): Silva, Lucas Melgaço da
Silva, Antônia Bruna da
Miranda, Naiola Paiva de
Orientador: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Educação;Formação de Professores;Avaliação
Data do documento: 2011
Citação: SILVA, Lucas Melgaço da; SILVA, Antônia Bruna da; MIRANDA, Naíola Paiva de. Educação, formação de professores e avaliação nas políticas públicas neoliberais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 1., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2011. p. 6886-6897.
Resumo: O estudo desenvolve uma discussão referente à Educação, à Formação de Professores e à Avaliação inseridas no contexto e nas políticas públicas neoliberais. No tema abordado, é necessário distinguir três níveis de análise: o uso da educação como instrumento ideológico do ideário neoliberal, as influências das referidas políticas para a Formação de Professores e o uso da Avaliação como instrumento controlador do Estado a serviço do Neoliberalismo. Para tanto, buscou-se fontes bibliográficas que apresentassem uma perspectiva crítica desta temática, analisou-se as propostas que permeiam a Política Nacional de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação que o Documento Referência da CONAE (Conferência Nacional de Educação) propõe a institucionalização e entrevistou-se o Coordenador da Comissão Organizadora Nacional da CONAE e a Coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola da SEDUC (Secretaria da Educação do Ceará). Com isso, pode-se averiguar que o discurso das atuais políticas educacionais gira em torno da qualidade da Educação estritamente relacionada à formação de professores. Tal temática está presente na proposta de institucionalização de uma Política Nacional de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação. A realidade dessas políticas de formação delineia um contexto marcado por iniciativas individuais dos professores para aperfeiçoamento próprio. A avaliação aparece como um mecanismo em prol dos interesses do sistema vigente. Pode-se concluir que o discurso e a prática das políticas públicas neoliberais no contexto social apresentam contradições a todo o momento. A lógica do sistema é culpar os professores e a sociedade pelos déficits educacionais, eles são os responsáveis pela melhoria da Educação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33068
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_lmelgacoabsilvanpmiranda.pdf205,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.