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dc.contributor.advisorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorSilva, Lucas Melgaço da-
dc.contributor.authorSilva, Antônia Bruna da-
dc.contributor.authorMiranda, Naiola Paiva de-
dc.date.accessioned2018-06-18T18:33:03Z-
dc.date.available2018-06-18T18:33:03Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Melgaço da; SILVA, Antônia Bruna da; MIRANDA, Naíola Paiva de. Educação, formação de professores e avaliação nas políticas públicas neoliberais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 1., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2011. p. 6886-6897.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33068-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleEducação, formação de professores e avaliação nas políticas públicas neoliberaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo desenvolve uma discussão referente à Educação, à Formação de Professores e à Avaliação inseridas no contexto e nas políticas públicas neoliberais. No tema abordado, é necessário distinguir três níveis de análise: o uso da educação como instrumento ideológico do ideário neoliberal, as influências das referidas políticas para a Formação de Professores e o uso da Avaliação como instrumento controlador do Estado a serviço do Neoliberalismo. Para tanto, buscou-se fontes bibliográficas que apresentassem uma perspectiva crítica desta temática, analisou-se as propostas que permeiam a Política Nacional de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação que o Documento Referência da CONAE (Conferência Nacional de Educação) propõe a institucionalização e entrevistou-se o Coordenador da Comissão Organizadora Nacional da CONAE e a Coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola da SEDUC (Secretaria da Educação do Ceará). Com isso, pode-se averiguar que o discurso das atuais políticas educacionais gira em torno da qualidade da Educação estritamente relacionada à formação de professores. Tal temática está presente na proposta de institucionalização de uma Política Nacional de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação. A realidade dessas políticas de formação delineia um contexto marcado por iniciativas individuais dos professores para aperfeiçoamento próprio. A avaliação aparece como um mecanismo em prol dos interesses do sistema vigente. Pode-se concluir que o discurso e a prática das políticas públicas neoliberais no contexto social apresentam contradições a todo o momento. A lógica do sistema é culpar os professores e a sociedade pelos déficits educacionais, eles são os responsáveis pela melhoria da Educação.pt_BR
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